domingo, maio 15, 2011

Poder Absoluto


Esta figura me impressiona pelo poder exercido sobre o senado em Brasília. Pela quarta vez ele foi escolhido presidente da mesa, sendo uma das principais funções é escolher os melhores projetos para o nosso país.


Quem já não teve pressentimentos? Eu tenho o meu relacionado a esta reeleição: "quando um homem quer poder, e mais ainda, quando o homem quer se manter neste poder, não basta ser influente é preciso passar por cima de outros nunca por cima de si mesmo". E aí me vem uma única pergunta:
-Porque um homem quer ter poder por tantos anos?
Sabe quando você não gosta do que sente sobre um determinado assunto?


Quando penso no poder idealizado pelos Sarneys no país e especificamente no Maranhão fico triste. Tive a oportunidade de visitar o estado do MA. Bela terra! Praias tropicais perfeitas, misturadas a floresta amazônica e um deserto de areias brancas envolvidas por lagoas cristalinas, que lugar esplêndido!


Observando a política local, me perguntei: porque será que esta cidade se parece tanto com a política de algumas cidades do nordeste como, por exemplo, Maceió, Fortaleza,
Sou cidadão e tenho direito de pensar em posições igualitárias, afinal Brasil é minha terra e estou aqui para comparar, exigir e definir ou que é bom igual ou mediocremente ruim.


Estes dias, um cantor famoso se desculpou por fazer comentários negativos no facebook sobre o povo nordestino. Meu amigo, o problema não é o povo, o problema são as metas governamentais estabelecidas pelos políticos sobre o povo, é tudo muito pequeno!
Já fui ao nordeste muitas vezes! Amo o clima quente tropical da região porém, não fico só no turismo. Adentro-me as regiões carentes.


Na última vez que fui ao Maranhão fiquei horrorizado com as praças das periferias, tudo próximo ao litoral é lindo! No entanto, escolas públicas mais afastadas dos bairros luxuosos são péssimas, as piores que presenciei foram algumas creches para nossos brasileirinhos. É LAMENTÁVEL!


Não sei se posso dizer que é pior mas, também fiquei transtornado com o que vi em alguns postos de atendimento de saúde. Lugares sujos, pessoas sujas, atendimento prolongado por muitas horas, e quando não tem atendimento os auxiliares de enfermagem e recepcionistas são sinceros:


-Não há atendimento, não podemos fazer nada!


Ao contrário falando-se agora de riqueza e poder, o que combina com as empresas Odebrecht, grupo Queiroz Galvão, rede Tribuna e etc., que dominam com braço de ferro, indústrias de papel, construção civil, cimento, açúcar, transporte e pra finalizar comunicação, possuem escritórios incrivelmente belos. Falando sobre as redes de tv, como é bom dominar esta área? Se coloca no ar o que realmente se quer!


Vendo famílias pobres, não só sob o poder exercido como homens e familias de José Sarney, é notório; o poder não faz o bem para nenhum deles. E nem bem para o povo que espera por melhores decisões sobre quem tem o poder em mãos. Suas casas luxuosas, seus gabinetes confortáveis não combinam nada com aqueles que o colocam no poder. Pobres, moribundos, familias e comunidades inteiras são chamuscadas por uma felicidade prometida por uma amanha melhor. Cadê este amanhã melhor!


Porque será que eu não gosto de um poder absoluto?

domingo, maio 01, 2011

Corrupção Pública






Hoje se comemora um todo o mundo o dia do trabalhador. Se eu penso nesta parte da população me vem a mente também corrupção. É inevitável não linkar em nossos dias, trabalho com corrupção. Eis aí um tema lido nos jornais todos os dias, na internet é constante, nos canais de comunicação é explorado até a última gota. Porém, vou abordar o tema tendo como pano de fundo o meu Brasil. Quando penso em nosso país, consigo imaginar pessoas guerreiras que trabalham porque sonham com um futuro melhor.

Gosto de ter um vislumbre otimista, até porque isso existe. Acordo bem cedo para trabalhar e penso em quantas pessoas viraram a noite defendendo o pão de cada dia. Reflito sobre trabalhadores que pelo fim da madrugada já se apertam em ônibus, trens, trânsitos e metrôs. Penso na massa esforçada que vem e vão a pé, de bicicleta e até mesmo de avião, tais tidos, correm e abraçam causas que assim acreditam ser o melhor para as suas vidas, por na verdade por amor tem família, filhos, contas e responsabilidades a pagar. Em nome dos sonhos, trabalham duro, puxam forças de uma noite mal acabada, enfrentam um dia sob desafios constantes, engolindo sapos, tirando do suor todo empenho, sejam nos canteiros de obras, nas fabricas, nos escritórios, indo e vindo como vendedores dos mais variados segmentos ofegantes de uma labuta extenuante vendendo seu peixe para simplesmente sobreviver e sustentar pessoas que assim o amam.


Porém, nem só da luta do bem sobrevive o homem. Por mais que prendam, por mais que se expulsem e estampem fotos em jornais, indivíduos não envergonham em se auto taxar como corruptos. Será que essa promiscuidade social não se sente envergonhada pelas pessoas honestas, éticas que tanto se esforçam por um mundo melhor?

Há diversos segmentos onde a corrupção existe, no entanto quero adentrar e debater um pouco sobre a corrupção politica. Fico abasbacado de como políticos brasileiros tem a coragem de dormir em paz sem pensar nessa porcentagem singular que luta por dias melhores em nosso país. Será que eles sentem paz? Que vantagem achar que viver assim? É em da sobrevivência? Ou da ganancia?


Ter poder sem responsabilidade é o cenário mais comum na politica brasileira. É claro que noto um progresso, mas posso eu me calar quando vejo a briga de partidos pelos ministérios e cargos públicos? Porque será que eles guerreiam tanto? Porque foi tão difícil privatizar aeroportos? Não preciso ser especialista em gestão aeroportuária pra compreender que destas fontes jorra-se muito dinheiro. Porque as pessoas querem tanto dinheiro? Em nome disto, porque se corrompem? Em possuir a ganga, dinheiro ou seja como quiser, homens se vendem. O que querem tanto possuir? Muitas casas? Diversos carros deslumbrantes? Roupas? Luxo? Querem usufruir de tudo isso e? Isso é felicidade?


Uma parte da sociedade está doente! Estão infectadas por um vírus mortal chamado “o mal”. Porque não consigo enxergar a raiz disto tudo vindo do bem! Onde está o pensamento de servir a população de forma integra? Onde estão os partidos, sindicados e empresas públicas almejando o melhor para o povo? A nossa nação sofre com a má administração dos recursos públicos. Alguns políticos dizem que a privatização irá gerar um caos, e isso beneficiaria interesses privados. Sou contra interesses privados e públicos. Sou contra quem tenha um pensamento de saqueador. Sou contra este modelo atual, e sou contra qualquer modelo que vise interesses próprios. De uma coisa estou certo: viajar com sob a administração destes aeroportos é inviável. Recorrer a algumas prefeituras, hospitais, postos de saúde e segurança publica é pedir chá de banco.


Falando a verdade? Sou vítima! Assim como muitas pessoas. Sou vítima de pessoas mortas por dentro, acham que estão vivas, mas são fétidas pelo poder, pelo roubo publico e por se associarem a uma corrupção sem fim.