quinta-feira, dezembro 24, 2009

Natal!


Hoje é quase natal. Tentei dormir, mas nem conseguir. Mesmo muito cansado por trabalhar o dia inteiro, não conseguir cair no sono e fiquei lá na cama pensando de como este final de ano está sendo tão diferente dos quatro ou cinco anteriores. Este ano estou sentindo paz, muita paz mesmo, talvez como nunca senti.
Neste momento estou ouvindo muitos fogos, mas sinceramente? Nem estou gostando nada disto! Sabe quando você sente aquela vontade de ouvir a estrelas, ficar experimentando o clarão da lua em algum canto quieto? Ou sentindo cheiro de mato e ficar horas e horas sem ouvir fogos ou barulho algum? Pois é esta sensação que estou sentindo neste exato momento. Estou prometendo pra mim mesmo que não vou encanar com isso, e vamos que vamos.
Existem muitas famílias explodindo de alegria como estes fogos que ouço agora, aqui em casa não que baixe tristeza, entretanto natal é igual como qualquer outro dia. Não há ceia, nem abraços, e nem tão pouco trocas de presentes. Na verdade este é um dia comum. Talvez seja por isso que sempre tenha viajado nos natais. Eu sou animado, bricalhão rsrs Mas hoje estou ouvindo o silencio da minha casa e mesmo assim me sinto feliz! Aqui em casa as coisas funcionam assim e pronto, acho que ja acostumei com tudo isso numa boa!
Para muitos esta data conclama reflexões sobre o ano anterior, sobre tudo que passou e sobre o proximo que virá, estabelecendo assim metas e objetivos a serem alcançados. Eu sem esta exceção fico matutando sobre perdas e ganhos. Com certeza houve alguns pontos positivos outros bem negativos, mas enfim acho que todos temos isso. Mesmo assim graças a Deus já estou finalizando bem este ano pra já começar 2010 bem, muito melhor que o ano passado! O que mais sinto é que estou mais maduro e mais pé no chão pra muitas coisas, aquelas bem essenciais como trabalho e relacionamentos. Por que eu estou percebendo tanto isso? É que tantas coisas boas aconteceram neste mês de dezembro! Estou impressionado comigo mesmo! Ando mais quieto, mais reflexivo, menos oba, oba e mais ação, com meus projetos, meu coração e com minha vida!
Pois é, mesmo aqui sozinho sentindo o clima de natal no ar e de muitos fogos lá fora, aqui dentro do meu coração existe muita alegria também. Só posso mesmo agradecer: obrigado Jesus!
Natal é mesmo Jesus! [muitos esquecem disto] Natal é amor. É pura paz. E isso é o que mais quero pra minha vida, paz e saúde. Talvez seja desta paz que falei do começo e estar em silencio observando a natureza. Eu ando nas ruas vejo tantos encantamentos de luzes, comemorações, mas sinceramente? Em muitas destas comemorações não vejo paz alguma! É Musica alta, festas, bebidas enfim, cada um faça conforme queira, porém isso não é pra mim. Sempre tive meu foco com relação a natal.
Contudo indo mais profundamente sobre o natal é obvio que Jesus não nasceu nesta data, e sim na festa dos tabernáculos [ou cabanas] significava Deus habitando com o seu povo a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. Todo bom cristão conhece a real história que começou lá no sistema babilônico, o que se comemora em 25 de dezembro é reencarnação de Nimrode. Nimrode era tão pervertido que, segundo escritos, casou-se com sua própria mãe, cujo nome era Semiramis. Depois de prematuramente morto, sua mãe-esposa propagou a perversa doutrina da reencarnação Nimrode em seu filho Tamuz. Já na cultura egípcia se comemora o nascimento do Deus sol, incluíndo assim comumente conhecemos o natal no começo do século 5o na igreja romana cristã.
Há mais de 2000 anos atrás nascia e crescia o homem mais influente que esta terra já conheceu! Ele sim é amor, é paz, confiança, segurança e mais um montão de coisas lindas e boas pra nossa vida.
Jesus o filho do Deus criador, nasceu, viveu e reviveu para a vida eterna encharcado deste sentimento tão poderoso que é o amor. Mesmo eu e você falhando e muito Ele sempre está batendo em nosso coração dizendo que nunca é tarde pra voltar atrás e de que não existe nada mais que perfeito: amar e perdoar, um liga ao outro.
Pessoas queridas; Deus esteve e estará conosco, vamos levar isso para o nosso natal. Vamos levar também paz, amor e perdão assim como Jesus traz para cada um de nós todos os dias e segundos da nossas vidas. Vamos esquecer magoas, tristezas, rancores, somos todos filhos de Deus, somos seres humanos falhos e incapazes de vivermos sós. Vamos abraçar nosso semelhante, nossa família e nossos amigos com amor, com carinho, integridade e com a intensidade que um verdadeiro natal merece. Deus abençoe a todos e um Feliz Natal!


quinta-feira, novembro 26, 2009

Vitórias



"Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo".
I Coríntios 15:57

Hoje acordei bem cedinho e senti uma vontade enorme de orar. Quem não tem grandes pedidos pra fazer a Deus? Nesta manha eu tinha um só.
E assim o fiz com toda a sinceridade do meu coração, debrucei-me aos pés do Pai e clamei: “Onipotente Deus, faça-me ser ouvido por corações duros que não queiram ouvir a tua Palavra”.
Vivemos numa imensa guerra invisível. Quem já foi a um campo de batalha sabe como é difícil enfrentar o inimigo raivoso e hostil frente a frente, porém, não é só isso. Para ganhar tal batalha precisa-se viver e estar mais forte que o inimigo. Puxando o assunto para a batalha espiritual, precisamos de um grande general, um extrategista, ou seja, um gestor universal e isso não tem nada a ver com o acaso ou sorte, é força mesmo. E poder superior pra vencer o grande conflito só com Cristo.
Eu faço parte na liderança de um grupo missionário social, e refletindo sobre desafios deste projeto me perguntei: como é difícil você pregar para pessoas tomadas por egoísmo, raiva e miséria! E é o que mais se encontra hoje no mundo.
Final de semana passada fui a Brasília com o coral jovem de Moema e eu tive a alegria de conhecer jovens que pregam a palavra de Deus cantada, como foi bom!
O coral tem uma musica que se chama “a promessa” do Pedro Valença o “Pedrinho”, uma figura. Ele conta e canta uma verdade nesta canção “Mas a promessa de Deus é maior, e Ele mesmo já venceu numa cruz por nós, e com isso Deus nos dar forças para enfrentar as provações e a vitória alcançar”.
Queremos vencer batalhas na vida real? O eu, o seu, o nosso exercito é pequeno demais, auto confiança neste caso é fracasso na certa. Precisamos do Grande General chamado Deus. Só Ele pode nos dar pequenas e grandes vitórias. O inimigo é sagaz, auspicioso em mentiras que aparentemente são idéias áureas, mas com o tempo sentimos na pele o erro de ouvi-lo, o grau da maldade nos toca e automaticamente sobre nós vem uma infelicidade sem igual.
Eu particularmente estou na luta por um sonho: pregar mais e mais sobre o evangelho eterno! Durante este caminho infelizmente ouvir a voz errada e em alguns momentos fracassei feio. Já cair, já sofri, já chorei e sei perfeitamente o quão fraco nos tornamos quando tomamos o caminho do erro. No entanto, hoje acordei pensando de como preciso de Deus. Sei que minhas responsabilidades daqui pra frente irão aumentar estarei terminando o curso de teologia logo mais. E aí penso na canção: “a promessa de Deus é maior”, preciso refazer objetivos, retornar idéias, e reafirmar mais e mais que o Filho venceu com Deus o Pai, eu também hei de vencer com Ele. Realmente tenha certeza disto assim como Cristo me chama, hoje Ele convida você a crer nesta promessa: quer vencer? Só existe uma única saída: Siga-o verdadeiramente, de todo o teu coração de toda a tua alma, de toda tua emoção e verás milagres e vitórias verdadeiramente reais em teu viver.






quinta-feira, novembro 05, 2009

Amor

Quão forte é o sentimento do amor!
Tão forte que muda conceitos, rumos, caminhos e estilos de vida!
O amor verdadeiro transforma...
Traz felicidade, regozijo e força...
O amor constrói pontes onde jamais poderiam existir junções!
O amor tira trevas sobre a tensa escuridão e sobre qualquer força negativa sobrepõe raios de luz.
O amor tira o rancor e celebra as mais lindas emoções.
Levanta verdadeiros heróis e os transforma em eternos homens de vitorias.
Abaixa falsos santos despejando-os ao pó.
Então faça, almeije, deseje e jamais desista deste sentimento tão poderoso!



sexta-feira, setembro 25, 2009

Audições da vida



Se você andar a esmo? Nunca é tarde para voltar. Os anos podem passar, acontecimento podem cair e renascer, mas vá resgate!
Uma vida seria completamente vazia sem combatermos nossos medos. E sem falar que resgatar o nosso amor próprio dia a dia é realmente otimo, porém, não é tudo. Persiga o teu egoísmo e não pense só em teus sonhos, porque se assim o fizer, abrirará um espaço “vergonhoso e inútil”. Com certeza daí nasceria um desequilíbrio ranhoso embebedado por um clima totalmente ególatra.
Faça tudo se completar e harmonizar, estenda a mão ao próximo, tirando dele uma guerra envolvida entre a pobreza e a fome, o desgaste e a frieza.
Resgate vidas! Resgate flores sentimentos e orações desperdiçadas pelo medo e preguiça. Não deixe que a vergonha pelos teus princípios faça ser quem você não é. Nascemos dependentes, e mesmo em raízes diferentes viemos sob a mesma terra.
Deixe para trás preconceitos, somos todos irmãos vindos da mesma idéia e padrão.
Somos todos filhos do mesmo Pai.
Resgate com amor, com o traquejo da bondade.
Resgate o que sempre puder para fazer alguém sorrir.
Resgate.

quarta-feira, setembro 16, 2009

O absolutismo da beleza

Qual desses elogios você mais gostaria de receber: Que você é bonita(o) ou que é inteligente?
Este texto começou na minha cabeça conversando com uma amiga. Fizeram esta pergunta a ela e eu também pensei: qual desses elogios eu mais gostaria de receber: Que sou bonito ou inteligente? Sinceramente tenho pensado muito sobre o que é ser belo em sua essência. Porque ser inteligente é algo realmente admirável, porém, porque normalmente isso vem em segundo plano? Vamos nos concentrar na beleza exterior. Porque nos aplicamos à formosura e nos esquecemos do resto? Porque muitos falam que beleza não é tudo, mas na pratica acontece regularmente ao contrário? O certo não era criarmos sentimentos dentro de parâmetros do caráter, da força do amor e dos sentimentos?
Porque pelo que sei todo mundo tem: boca, olhos, nariz, queixo, testa, cabelo, sobrancelhas. O que na verdade existe são formas diferentes o que torna cada um singular e é aí onde mora uma beleza infinita; ninguém é igual a ninguém.
Sabe o que realmente vejo? Uma beleza estande, divulgada dentro de parâmetros selecionados a dedo que agrada a uma grande maioria. Sabe aquela beleza que todo mundo acha luminosa? Nossa que linda(o)! Ah isso lá em casa! Então esta é ótima! O rosto tem que ser afinado, o corpo esculpido ou magro, seios só se forem cheios e fartos e por aí vai aquela noção engavetada que já conhecemos. Antagonicamente porque tantas pessoas têm se sentido excluídas e deixadas de lado por não se encaixarem neste perfil áulico social? Se tiver uma característica fora do que estamos acostumados a ver na tv ou na publicidade já não é agradável. Sabe de uma coisa sinceramente? To cansado deste padrão estético, desta beleza deliciosa, deste corpo escultural que todos buscam, desta frieza encorpada sob um preconceito sujo e ordinário que mais e mais pessoas tem se vestido. Por causa disto existem pessoas que não podem trabalhar, nem se desenvolver satisfatoriamente, nem se relacionar plenamente e nem tão pouco ser feliz como realmente são. O que fazermos com aqueles(as) que possuem espinhas, ausentes de músculos salientes, orelhas abanas, um nariz mais acentuado, sem lábios carnudos, sem um sorriso perfeito, sem seios fartos, sem o bun bun de samba, ou sem aquele cabelo super padrão? O que fazer com eles? Excluí-los? Aqui você não se enquadra? Você não pode participar do meu grupinho de garotas lindas e mocinhos bombados? Ou dizermos: sai de perto de mim você é feio(a)? Ou fazermos o pior, fingirmos que a pessoa não existe e tratá-la como um nada? O tempo está passando e tenho chegado à conclusão, bonita e burra, bonita e rotuladora, bonita e preconceituosa, bonita e fria, bonita e estúpida, bonita e pobre de alma não serve para um parâmetro que eu sim quero formar. Tenho preferido a "feia" mas que nao me rotule e me trate como um qualquer ou como somente mais um, de verdade? Não quero mais isso pra mim e nem tão pouco o que a sociedade diz. Cada um sabe o que é melhor pra si não é verdade? Só vamos tomar cuidado para que o ser humano não perca o nome de humano e se torne um monstro qualquer chamado barbie e ken.

segunda-feira, setembro 07, 2009

desinteressante? interessante?



É impressionante como tenho diversas reações perante múltiplas personalidades que conheço e encontro por aí.
Algumas pessoas novas e outras mais antigas as vezes fazem sentir-me um idiota, eu ali tentando reaver uma amizade ou procurando estabelecer uma nova, buscando ser interessante e atrativo acabo que no final me sentindo um verdadeiro mané com elas. Em outros momentos me sinto tão zé que o clima fica estranho. É aí que sinto-me o mais chato, o mais importuno, sem sal, sem graça, chocho e totalmente o mais desinteressante da face desta terra! Porque algumas pessoas tem esse poder comigo?
Será que o chato seria eu? Pode até ser!
Não querendo me justificar e me presentear com um troféu sr. legalzinho, mas é que às vezes tento tanto dar meu melhor que no final de tudo me sinto um palhaço daqueles totalmente sem graça. É tanto desinteresse e frieza da parte de alguns, que chego a me perguntar: sou um extraterrestre? Anomalia masculina? Aberração aguada? Um monstro dos contos do jaspion? Será que espanto tanto?
Por outro lado algumas pessoas me fazem sentir que sou o mais interessante, o mais simpático, o mais agradável, o mais lindo e o mais inteligente. A presença de algumas outras pessoas me faz tão bem que o prazer de ouvi-las se torna o maior de toda plenitude de um encontro ou reencontro. Dou risadas, torno-me leve, espontâneo, feliz, afortunado, agradável e inteligente.
Fico intrigado com isso. Porque não me torno aprazível pra todos? Porque para alguns não passo de um ser andante desagradável? Porque verdadeiramente é assim que me sinto perante algumas pessoas, totalmente brusco e desabrido de luz. Será que é porque eu não as conheço e elas não me conhecem de forma íntegra? Será que isso tem haver com química e amor? Outro dia uma pessoa disse coisas que não sou e por isso ela me estereotipou de uma forma muito desnucada. Eu tenho a plena consciência que é impossível agradar a todos, porém, porque não vivemos em total interação com todos? Porque não somos legais e gente boa pra todos? Por espantamos tanto algumas pessoas? Ou porque pessoas nos rotulam tanto e por causa disto muita vezes nos vêem como péssimas companhias? Enfim, fazer o que não é mesmo? Não vou me enforcar por causa disto e a saga continua: para alguns, um cara super legal. Para outros, uma péssima pessoa pra se ter por perto. Ou seja, nada interessante.

segunda-feira, agosto 31, 2009

Sábado no templo de Deus

Voltando da igreja no sábado peguei a condução no ponto bem em frente do unasp c1. Eu tinha acordado cedo, a manha tinha sido linda, já era meio dia e a temperatura estava agradável, céu bem azul. O culto? Foi uma benção! A escola sabatina? Muito bem explanada! Como sempre, vi amigos e revir conhecidos.
É, este tinha sido mais um sábado, e como tudo isso me faz bem! Realmente é o melhor dia da semana, um dia mais que especial para testemunharmos, nos encontrarmos com Deus e refletirmos sobre temas importantes para tomarmos decisões sobre o desafiador sentido da vida. A igreja está em reforma então estamos nos reunindo no cenape, ginásio polesportivo. Mesmo ali num ambiente nada parecido com um templo, é eu chegar e já sentir a presença do Espírito Santo. Ouvindo a pregação deste sábado senti uma paz enorme. Só de pensar que não sou uma criatura do mero acaso, e que sou filho do Deus criador não evolutivo, sinto-me especial e seguro; porque sei que posso falar e colocar meus pensamentos sobre o cuidado DEle.
Neste sábado ouvindo o Pr. Orlando M. Ritter, refletir de como minha criação cristã tem feito toda diferença hoje já adulto. Lá na roça minha vózinha plantou a semente, colocou em minha mente uma educação adventista. Isso prova que não existe lugar, espaço ou ambiente, por mais simples que seja se tiver Deus no centro de tudo, o tempo nos é favorecido e nos mostra de como é bom estarmos nos caminhos do Senhor.
Ter Cristo é muito confortador! Ali naquela imensidão de lugar com tantas pessoas presentes, ao final do culto orei e senti como se o céu baixasse sobre aquele ginásio, ouvir perfeitamente: “filho Deus é contigo”. Levantei o rosto e olhei acima lateralmente avista do lado de fora algumas arvores sendo embaladas vagarosamente por uma brisa suave. Nitidamente sentir Deus cuidando, provendo, preparando desde do macro que é aquele ambiente e toda organização do lugar, até o micro em cada pensamento tomado ao lado de Cristo. Isso é a finalidade, é por isso que tudo ali existe!
Mas voltando ao assunto inicial do texto, entrei na van e sentei no ultimo banco e de cara uma moça bem arrumada indagou:
-Moço você também é adventista certo? Eu positivamente respodi:
-Sim sou, porque?
Ela facilmente baixou o olhar e disse:
-Eu também sou adventista e estou travando uma batalha com meus pais, hoje eu tenho uma prova importante pra fazer, eu não vou fazer. Sei que ao chegar em casa vai ter uma briga feia, meus pais não são adventistas e não entendem isso! Meu coração ta apertado, tudo que eu faço recebo críticas, palavras de reprovação, frases negativas. Sabe quando você precisa de uma palavra de conforto?
Olhei um tanto até assustado sob aquela situação, naquele ambiente. O que dizer para aquela jovem? No entanto, olhei pra Bíblia que carregava em mãos e disse:
Moça, você já tomou sua decisão baseada na palavra de Deus, Ele é contigo!
As lágrimas rolaram e eu arrepiei, sentir que precisava falar mais.
Perguntei:
-Como é teu nome?
Ela:
-Joyce
Então continuei:
-Joyce, agora talvez você não veja ou entenda muito o progresso nesta tua decisão, talvez sua tarde será péssima, desagradável e totalmente ausente de paz. Chegando em casa teus pais irão brigar, irão lhe deixar pra baixo com palavras péssimas, porém, o tempo diz quem é quem! Lá no futuro eu tenho certeza absoluta Deus lhe recompensará com um céu maravilhoso, com dias lindos e o melhor: Ele lhe dará vida eterna por ter sido uma jovem fiel. Naquele grande dia, não adiantará ter dinheiro, fama, beleza e conhecimento. Quem não foi fiel e não viveu intimamente com Deus, todo os feitos foram realizado em vão! Olha só, meu ponto está chegando porém, não esqueça: Jesus está voltando! Continue firme, continue com Deus!
Enxugando as lágrimas ela disse rapidamente:
-Deus mandou você, obrigada! Eu precisava ouvir algo, agora sinto paz! Eu creio e sinto: Jesus tem um plano pra minha família!
Desci e pensei: eu quero ver esta jovem no céu um dia! Como às vezes ser fiel a Deus é desafiador. Creio plenamente: fidelidade tem recompensas e com Deus estas são infindáveis. Imagine viver pra sempre sem dor, sem tristeza e o melhor ainda: viver pra sempre com Jesus que fez tanto por nós!
Chegando em casa entendi um dos propósitos do sábado e de como tudo é dirigido quando nos concentramos sob um culto abençoado, entendi também que este dia sagrado pode trazer momentos de paz não só pra nós, mas pra alguém onde menos imaginamos!






Salmos 84:1-4,12
"Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia".

sexta-feira, agosto 28, 2009

Preciso de Ti

Certa vez na aula de Teologia o Pr. Jorge Mário citou este salmo e toda vez que leio lembro-me dele nos dizendo: "Vocês serão futuros pastores, e mais do que ninguém precisam ter sede pela palavra de Deus, só de olharem em vossos olhos lhe dirão: Este é filho do Deus vivo!

Cante você irá sentir Deus contigo!

Salmo 42:1-2

"Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?"

quinta-feira, agosto 20, 2009

O invisível


Recentemente eu estava conversando com uma amiga sobre sonhos, conquistas e os métodos usados para alcançar cada um deles. Eu pensando sobre este assunto ontem dentro do ônibus indo dar um estudo bíblico, vi uma moça muito educada vendendo umas balas. Bom, neste caso estamos falando de sobrevivência. Pensei: será que eu tenho coragem de pegar uma pequena caixa encher de doces e oferecer dentro de um ônibus? A conclusão é: sobrevivência. Fiquei em silencio me perguntando: quais os sonhos desta moça? Onde será que ela mora? Olhei a roupa simples, o tênis rasgado com aquele português desmontado e imaginei do que as pessoas são capazes para sobreviver. Para outros a etapa é fácil, vem o sonhar e o realizar. Talvez para esta vendedora de balas a realidade seja; sobreviver e talvez sonhar e se vai alcançar? Primeiro é preciso se submeter a uma oportunidade muito possivelmente rara ou ficar aguardando a boa vontade de alguém ir comprando os doces dela. Como para uns sonhar é fácil e para outros sonhar é tão desafiador? Quando você consegue pegar, apalpar e sentir o chão firme tudo é mais fácil. Aí entra família, amigos e religião. Porém quando você vive no invisível, sem estrutura, sem família, onde nada é certo e tudo se resume na subsistência pra ter o pão de cada dia é difícil! Pra esta jovem quase certeza, tudo o que ela ganha é só pra comer. E aí como sonhar? O que sonhar? Como ter esperança quando tudo parece escapar?
Ainda existe uma outra conjuntura. E aquelas pessoas que tem o sonho e jogam fora? Pessoas que tem tudo e simplesmente não dão valor?
Sabe de uma coisa? Eu tenho fé e o que mais me deixar feliz é saber que Deus é com o meu sonho, com o teu sonho, com o sonho daquela moça do ônibus, Ele é até mesmo com o sonho daqueles que nao o valoriza. Sendo visível ou invisível Deus constrói tudo com sabedoria, Ele está com todos e com tudo. Como é bom ter um Deus que pra mim é visível, segura firme tudo que é impossível e torna possível, toma meus sonhos invisíveis e transforma-os no visível.
Você tem uma meta impossível? Um sonho que lhe foge de vista?
Olha o que Deus nos diz:
"Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. 2 Cor 4:16-18
Sabe caro (a) leitor (a), você se corrompeu para alcanaçar teus sonhos? Permita que Deus te renove dia após dia. E para você que é simples e tem metas como impossível? Não se apodreça, não se permita cair, lute e esteja com Cristo você irá vencer! Disponha-se para as coisas celestiais. Imagine o teu sonho alinhado com os sonhos de Deus, não é maravilhoso? Não quero lhe desanimar, mas se você tem sonhos aparentemente lindos e está alcançando cada um deles se pergunte: este é o sonho de Deus pra mim? Pode ser triste, porém, se os teus sonhos não estiverem afiliados ao Pai tudo será em vão. Vista-se dos sonhos de Deus e Ele será contigo para sempre!
E não esqueça: “as coisas que se não vêem são eternas.” Deus tem planos grandiosos pra você! =)

terça-feira, agosto 11, 2009

Natureza ♥


A natureza coração atua
Comove-se
Transita
Embala
E freneticamente
Mexe
Transforma
Atenua
Estabelece
Atentamente
Magicamente
E misteriosamente
Faz
Constrói
E liga
Delicadamente
Sutilmente e
Devagar
Bem devagarzinho
No invisível
Vai oferecendo
Paz
Harmonia
Alegria
E tudo se acopla
A deriva
Do teu
Do meu
Sentimento.
Ah natureza infalível!
Que pede
Almeja
E sonha.
Então
Vá e faça!
Se refaça se possível
Mas seja intenso como a profundidade
Do teu olhar
E do teu coração.♥

segunda-feira, agosto 03, 2009

Mãe amo você!


Quando completei um ano tive que ser separado de minha mãe. Por forças maiores fui criado com minha avó ao nordeste do estado da Bahia. Foi uma etapa importante de minha vida, pois foi ali onde aprendi sobre Deus e assim fiz minha base de homem que hoje sou. A igreja fica do lado esquerdo e a escola do lado direito, onde até hoje existe tudo em seu lugar. Até meus treze anos vivi intensamente na zona rural; algumas vezes tocando gado, outras vezes marcando “apostas” em corridas com cavalos, outras vezes tomando banho de rio e também em outros momentos embrenhado no mato comendo frutas nativas da região. Fui criado com minha vó uma verdadeira mãe que cuidou muito bem de minha infância e do começo da adolescência. Ela que educou, me ensinou sobre Deus, sobre amar ao próximo e tantas outras coisas. No entanto só um pequeno detalhe: ela foi minha professora da primeira até a quarta série. Fui alfabetizado numa escola rural, simples e pequena onde cada fileira representava uma turma e ali ela foi minha professora, e ao mesmo tempo avó e mãe.
Entretanto não vou falar sobre minha infância. São tantas histórias! Vou falar sobre maternidade. Deus me abençoou com mães maravilhosas. Em cada momento de minha vida cada uma delas obtiveram um papel fundamental em meu crescimento. E neste exato momento quero deter-me em minha mãe biológica.
A minha mãe desde nova precisou adaptar-se a uma realidade rigorosa lá no começo dos anos 80, ser divorciada. E sabe o que era pior? Além de ser divorciada, ela não tinha dinheiro, nem profissão e tinha em seus braços um bebê de seis meses. E apartir daí foi quando precisei ir morar com minha vó materna. Sem palavras pra minha vózinha, ela também foi muito forte. Uma recém viúva, agora tinha que enfrentar uma mudança de hábito, criar um bebê, num lugar que ela mal conhecia, com pessoas novas, hábitos novos com quase cinquenta anos se vendo numa situação que jamais imaginou pra sua vida mas, foi assim que tudo aconteceu. Os anos se passaram e eu tive que retornar a São Paulo. Dos doze aos treze anos conheci meu pai pela primeira vez, e aí foi um encantamento, fiquei com ele até aos dezesseis anos, logo em seguida ganhei uma bolsa de estudos e fui estudar no iasp. Resumindo tudo, fiquei morando em regime de internato estudando durantes 7 anos e somente a 4 anos estou morando e convivendo com minha mãe de verdade. Tenho aprendido tanto!
Todos os anos quando chega o inverno eu não passo bem com o frio, a renite ataca. Só que este ano foi bem forte e isto é um sinal; preciso tratar! Só que neste inverno aconteceu algo diferente dos outros, tivemos aí a gripe suína. Eu tive todos os sinais da gripe suína. Tosse, febre, espirros. Mas, o nariz coça, coça e coça muito! A umidade do tempo me faz ficar acamado. E aí com todos aqueles sintomas pensei: será que estou com a gripe suína? Vi tanto na tv quê quem ficou atacado foi meu psicológico e inevitávelmente li tudo sobre este vírus. Contudo pra completar, fiquei mal neste final de semana, eu tinha tanta coisa pra fazer! E o pior que até minha mãe ficou receosa achando que eu poderia estar com a gripe A. Graças a Deus ela é enfermeira, sorte a minha! Ontem ela aplicou uma injeção antialérgica e já enfadonho com esta situação, nao me aguentando mais na cama me sinto melhor, já já estou cem por cento.
Acamado pensei no carinho de minha mãe. Como ela tem me ajudado! Eu tenho alguns planos e é incrível como ela me ajuda, apóia e aconselha. Ela nunca me disse: filho te amo! Mas eu sei que um respirar diferente ela vai estar ali comigo com todo amor. É verdade que depois do falecimento do meu irmão há quase três anos ela mudou bastante, no sentido que colocar em palavras o que sente. No entanto, ela tem sido uma verdadeira mãe. Quanto carinho! Quanta paciência! Não me falta nada, absolutamente nada! Grato sou Deus por minha mãe. Estes dias fiquei mal e foi ela quem trocou os lençóis, como sempre faz, eu estando doente deu remédio, fez uma comidinha quentinha e gostosa. A hora mais legal do dia era quando ela ia ao quarto e perguntava: filho? Está tudo bem? Melhorou? E as palavras positivas? Filho vai ficar bem viu? Já vai passar. Este ano não está sendo fácil fiquei dez dias com caxumba e agora esta renite. Quem foi ao hospital comigo? E quem cuidou de mim com todo amor? Mãe, obrigado! Eu te amo! Tens um filho às vezes estranho mas, sonhador, amável, compreensível e que quer vencer muito. A sra. sabe e conhece o meu maior sonho, obrigado por tanta paciência em esperar por este grande dia, eu vou concluir e aí irei dizer: mãe deu tudo certo!
Blogueiros amem suas mães elas realmente são tudo para nós filhos, o que seria de nós sem elas? Vivam cada instante intensamente afinal ela é única em tudo, maternidade, carinho e amor!

“Contudo, [Deus] Tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe”. Salmos 22:9

“Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te deu à luz”. Provérbios 23:25

“O coração de uma mãe é um mar profundo em cujo fundo você sempre encontra amor e perdão.”

Honoré de Balzac

domingo, agosto 02, 2009

Que caminho tenho trilhado?


O primeiro e desafiador caminho incerto é denominado por um processo biológico que se chama fecundação. Isto é, o óvulo e o espermatozóide que se juntam dando origem a um novo ser humano. Este é realmente um trajeto arriscado. E porque digo isso? Qual ser humano garante que o óvulo ao avançar pela trompa de falópio depois de 12 a 24 hrs vai estar no lugar adequado para ser fecundado? E quando um espermatozóide penetra no óvulo, quem garante que a junção do material genético será perfeito com seus 46 cromossomos? Isto é realmente um mistério para a ciência.
Observe como nosso primeiro caminho já é um desafiar constante. Pense, quando nascemos quebramos inúmeras barreiras que incitam nosso caminho e nosso destino. Pode dar tudo certo? Eu não sei. Só sei que existem dois lados. Podemos existir, vencermos, fracassarmos ou já lá no útero de nossas mães perecermos em nossa existência.
Dentro de uma família natural nascemos e começamos nossa vida induzidos ou levados a tomar decisões por interferência de nossos responsáveis. São eles que plantam em nossa mente princípios, educação e de que forma podemos alcançar sonhos, que com o tempo vão surgindo por entre metas e ideais acopladas sob as capacidades físicas, mentais e espirituais.
Quando nos tornamos maduros e chegamos à idade adulta começamos a traçar um caminho muito nosso. Abancamos nossa personalidade, nossas manias, nosso jeito original e único aos nossos desejos pessoais. Começamos a sonhar com os pés no chão. Damos início a um querer em ter um canto só nosso. Pegamos-nos a imaginar uma vida independente, uma vida com um companheiro(a). E assim a partir de nossas acepções queremos dar um piso para aquilo que chamamos de vida, que é construirmos o nosso lar com nossos filhos. Na maioria dos casos a base de nossos sonhos são as mesmas que nossos pais, avós e bisavós também almejavam décadas e séculos atrás que é: crescer, viver, ter uma família e no final descansar com sucesso por toda uma vida construída com labor e honestidade.
Só que para alcançarmos tudo isso existe um método sábio chamado escolhas. Mesmo sendo ele um existencialista Jean Paul Sartre disse: “somos as nossas escolhas”, e isto é uma grande verdade. O que realmente queremos ser daqui a cinco anos? Que trajeto estamos usando para chegarmos ao sucesso? Estamos usando de força humana baseada no egoísmo? Ou estamos utilizando o método de Jesus que trilhou passos no amor?
Que métodos temos usado para progredirmos academicamente, profissionalmente e com pessoas que nos amam? E se formos pretensiosos, egoístas e orgulhos para não admitirmos nossos erros, aonde vamos chegar? Queremos colocar a nossa vaidade, nossos gostos em evidência, alicerçados pela presunção? Se quisermos tomar tal destino nosso caminho torto será certo. A mais absoluta tristeza tomara conta dos nossos corações, obviamente ela não virá sozinha e claro, trará as filhas junto; solidão, angústia, amargura, desgosto e muita dor. Será uma vida nula, negativa escrita só por fracassos. Pare e pense. Que destino queremos pro nosso futuro com nossas escolhas hoje?


“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!”. Salmos 128:1

“Felizes os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus!”. Salmos 119:3

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram”. Zacarías 3:7


Salmos

Amáveis são os Teus caminhos, oh Senhor
Alegro-me em confiar no Teu amor
Cada novo dia incerto é pra mim
De Tua direção preciso, oh Deus

Não sei viver sem Tua força
Preciso só de Ti, do Teu poder
Vem me ajudar cada momento
Só contigo poderei vencer

És o sol da minha vida,
És o pão que me alimenta,
És o ar que eu respiro,
És a mão que me sustenta
Amparado em tua graça
Nada pode me deter
Mesmo que o mal me cerque
Sei que vais me proteger

Confio só em Ti, meu Deus Eterno
Quero em Teus braços descansar
Quero habitar em Tua casa
E ali pra sempre eu te louvarei!

Vou cantar Teu grande amor,
Vou clamar com todo o fervor,
Que és um Deus infinito em poder
Mesmo assim, me vês
E cuidado tens por mim.

Amáveis são os Teus caminhos, oh Senhor
Alegro-me em confiar no Teu amor!

Leonardo Gonçalves

quarta-feira, julho 29, 2009

Ele vive!


Eu sei que Ele Vive!
Foi,
É,
E será através Dele que hei de vencer!
Ele é singular!
Em cada história ensinada,
Em cada olhar ofertando força e coragem...
Ele sim venceu!
No exemplo.
Na audácia.
Na bravura.
Em cada palavra dita,
Em cada passo dado,
Morreu e
Venceu a morte!
E hoje Ele vive!

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”. Jó 19:25

Quando o Senhor se levantar hei de estar em pé e firme, saudoso para sentir o teu abraço de amor!

O que vem faltando em você?


Algumas pessoas próximas, outras não tão próximas disseram-me, isso nao é de agora; que sou apressado demais! Isso sempre me incomodou por ser uma verdade pura. A verdade sobre nossos defeitos nos incomodam tanto não é mesmo? Quando eu era criança minha avó dizia e repetia: “...você é muito apressado menino, pra que comer tão rápido?...” [...] E aí ela ficava muito tempo me dizendo que aquilo iria fazer mal e etc etc...Na verdade este conselho infindávelmente se repete até hoje e ela ainda continua corrigindo a todos aqui em casa, “olha a mastigação”.
Estou amadurecendo é verdade! E ando percebendo o quanto sou mesmo acelerado. Nunca parei para querer mudar isso de forma genuína em mim. Porém, como isso tem me feito muito mal ultimamente detir-me em pedir a Deus que mude isso. Preciso urgentemente ter paciência.
Através de uma apreciação profunda sobre meus atos relacionados à impaciência nos últimos anos, noto o quanto errei e o quanto poderia ter crescido se eu não fosse tão precipitado. São decisões relacionadas a juventude como: profissão, futuro e relacionamentos. Nossa! Quanta “burrada” eu fiz! Eu em minha pequena e notória sabedoria consigo enxergar que com estes meus erros recursivos aprendi bastante é verdade. No entanto, fica muito claro que perdi muito tempo, com momentos tão supérfluos inúteis e o pior; submergir minha identidade com Deus.
Em nome da impaciência me transformei por um tempo curto e outros momentos mais longos num molde que meu interior e o meu eu se fez vencer facilmente. Quando penso nisso fico triste e fatalmente me pergunto: Senhor, porque?
“Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete”. Hebreus 10:36
Eu preciso mesmo ter paciência e urgente! Não aquela paciência pueril e obsoleta que não irá me levar a nada. Mas sim a paciência que vem através do amor de Deus.
Mas vamos sinceros! Como às vezes é difícil ter paciência! Fale a verdade? Como em alguns momentos é tão difícil esperar! Um exemplo clássico pessoal: eu tenho metas, objetivos e sonhos, mas poxa vida! Como alguns destes sonhos tem demorado tanto pra acontecer? Quando somos jovens solteiros nos preocupamos de certa forma com um relacionamento agradável, gostoso e cheio de paz. Procuramos e almejamos alguém pro resto de nossas vidas. Alguém que seja companheira(o), verdadeira(o) e leal para sempre com nosso amor e nossos sentimentos. No entanto é incrível como muitos tem me perguntado: e o meu amor quando vem? Não agüento mais ficar sozinho. Ultimamente as pessoas tem sentido tanta falta de ter alguém especial no coração, porque? Olhem o que diz este texto bíblico:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5:22 e 23
Vejam como o amor vem em primeiro lugar. Não adianta, o amor é o pai e as filhas vem juntas que sao: a alegria, a paz, a paciência que tanto tenho almejado, a benignidade, a bondade, a fidelidade que tantos hoje reclamam que não existe mais, a mansidão praticamente escassa; ixi, aqui algo pesado: domínio próprio, hoje tão deminuto nas atitudes e vida das pessoas.
Sabem de uma coisa? Não adianta! Não existe outra receita! Quer mesmo ser uma pessoa bacana, legal, leal, fiel, bondosa, feliz, amanda e paciente? Fica pertinho de Deus viu? A coisa tá feia! Não querendo lhe desanimar, de acordo com a Bíblia as coisas tendem e piorar e muito! Tá todo mundo ficando louco. Eu quero dinheiro, eu quero poder, eu quero mais baladas, eu quero mais prazer, quero um monte de mulher(homem), eu quero uma mansão e mais um avião e mais um monte de jóias e mais e mais.... E Deus? Onde Ele fica nisto tudo? Onde fica a família? E os verdadeiros amigos? E a ética, o respeito a irmandade e os bons princípios? Cadê? Onde estão? Creio plenamente que a ausência de Deus no dia-a-dia, nas atitudes e nos sonhos das pessoas estão bem longe de Cristo e no que Ele deseja pra nós. E como resultado disto ninguem está aí pra nada, só reina o egoísmo, é cada um por si, ninguem respeita mais ninguém, que se dane fulano, siclano, tô nem aí! Para que você não seja mais uma gota suja e dissoluta no meio desta sociedade caótica, não fique longe Jesus! Eu já decidi! Não quero deixar de seguí-lo, nunca e jamais. Quero amar as pessoas e ser repeitado. Quero crescer, e me motivar a alcançar meus sonhos de forma ampla e real. Entretanto de uma coisa eu sei: não adianta mesmo ficar sem Deus, porque sem Ele não se chega a lugar algum. Vamos pensar bem e colocar as idéias no lugar, e se você acha que tem faltado: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio em si e nas pessoas ao teu redor já sabem hein? Falta Deus! Eu quero ter Deus você vem comigo?

domingo, julho 19, 2009

É o caminhar...


Já faz alguns poucos dias que tenho acordado bem cedo. Simplesmente perco o sono e fico rolando na cama de um lado para o outro como se nenhuma posição estivesse agradável. É incrível como os sentimentos mexem com o nosso corpo, no meu caso todo o meu relógio biológico está revirado. Nestas últimas 48 hrs tenho experimentado a tristeza. O dicionário Aurélio define tristeza como: tristeza (ê) s. f.
1. Qualidade ou estado do que é triste.
2. Mágoa.
3. Aflição.
4. Pena.
5. Angústia.
6. Inquietação.
7. Melancolia.
Acho que ando degustando todo este menu acima. Em cada momento vario o prato e o que tem descido coração abaixo repetitivamente é a inquietação e melancolia. Tudo em mim se encontra agitado e ao mesmo tempo silencioso. Nestes momentos reviro-me significantemente como se estivesse procurando algo precioso que perdi. Acho que é até normal. Eu estava começando a me acostumar com o namoro, era tudo tão romântico!
Quando eu era adolescente li um texto muito bonito e no meio dele tinha uma frase: “ao nos separarmos de alguém que nos marca e nos é especial levamos um pouco do outro e deixamos um pouco de nós...” De certa forma isso me conforta todavia, não suficientemente para achar que estou bem. A minha mãe ontem disse aquela famosa frase: “filho, vai passar”. Não quis assim, no entanto aconteceu. Sonhei, idealizei, quis e quis muito! Dei o meu melhor e neste momento não consigo entender o que despedaçou dentro de mim. Porém claramente sinto, algo foi rescindido. A vida e a alma humana sao misteriosas e tão enigmáticas em alguns momentos não é verdade? O que é certo eu já sei, tenho que trabalhar muitas coisas em meu coração. No entanto, especificamente trantando-se desta pauta, toda uma construção foi dissolvida por um vento que soprou extremamente forte sobre um sentimento. E sem eu menos esperar tudo foi demolido como num tsunami, que num piscar de olhos tudo derruba, destrói e alude. Imagine só como está dentro de mim, tsunami X avalanche.
Tenho dito pra mim o tempo tudo que é preciso olhar pra cima e pensar na frase, “levamos um pouco do outro e deixamos um pouco de nós...”. Estou levando alguns conceitos que perdi, principalmente trantando-se de missão, valor e comportamento. Algumas atitudes foram-me relembradas e eu achei ótimo dar uma repaginada; poucas consertei e outras ainda preciso restaurar. Um conceito perdido foi recolocado em minha mente e eu estou crescendo muito com isso. Vou levar lembranças e uma história escrita com intensidade. Este é mesmo o meu mundo. Esta é a minha liga. Este sou eu! Preciso caminhar, meus sonhos não morreram só criaram raízes mais profundas do que quero e almejo. É certo que estes últimos dias tem sido tristes, é inevitável mais irão passar. Entretanto nao quero sair disto tudo sem ter aprendido nada; tudo que aconteceu nos meses passados foram semanas e mais semanas de muito crescimento. A voz da consciência me diz agora: "Deus ver todas as cousas e sempre permite alguns caminhos contudo, Ele também nos tira de uma rota, nos mostra e se ausenta quando insistimos em persistir no erro daquela direção". Sinto perfeitamente quando Ele diz, pare ou continue! E assim quero continuar pro resto de minha vida mesmo em altos e baixos, errando e acertando, este é o curso da vida. Tenho refletido; ouvir a voz de Deus faz toda diferença! “Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: [...] Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres”. Deuteronômio 28:2 e 6
Tenho pensado muito nesta promessa e vou persegui-la, sinto que ser sábio é mesmo ouvir a voz de Deus. Nada mais belo é ser bendito aonde quer que formos, é sucesso na certa! E já decidi: quero isso pra mim hoje e agora! Expulsar o que é obsoleto. Melhorar o que precisa continuar. Adaptar-me ao que mudou. Criar de bom o que nao existia e prever o que virá. Conviver com isso em minha mente e em meus dias fará toda a diferença! Quero crescer e ser melhor hoje do que fui ontem, então vamos, porque o dia de amanha pode ser bem melhor!

quarta-feira, julho 08, 2009

Com Deus ou sem Deus?


Desde que Michael Jackson faleceu li muito sobre sua vida e carreira. Todos ficamos assustados com a noticia de sua morte. Ontem em casa pela tv não conseguir assistir toda a despedida feita no Staples Center em Los Angeles por parentes, amigos e fãns do cantor. Numa destas homenagens Brooke Shields, ex-namorada e amiga de Michael afirmou que a musica preferida dele era Smile canção de C. Chaplin & Tuner G. Quando vi esta declaração e logo depois ouvindo Jermaine Jackson o irmao mais velho cantar tive uma sensação muito boa. Sempre admirei esta musica e ja falo porque.
Imagino C. Chaplin escrevendo a letra, ele passou tantos mal bocados, sofreu tanto, ficou orfão muito cedo, passou fome e nececessidades não foi perfeito porém aparentemente venceu. Morreu sendo fundador do estúdio United Artists, e ao fim da vida foi exilado e condecorado Sir pela Rainha Elizabeth II (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972). Premiado se tornou um astro raro fazendo tantas pessoas sorrirem ao quebrar paradigmas dentro do cinema em seus filmes com cenas mudas.
Anos atrás passei por um momento muito triste em Maceió. Todo final de tarde na orla da praia ficava olhando o horizente e ouvindo as ondas morrerem a beira mar. E ali pensando e repensando sobre uma nova pagina que deveria reconstruir, ouvir ao longe “Sorri” esta canção em português interpretada por Djavan. Mas sabe aqueles cantores de praia? Pois é, ele cantava tão afinado frente a um quiosque. Imagine o clima: voz, violão, praia, entardecer, vento a soprar e eu ali me sentindo tão sozinho com a alma cortada e transpassada de tristeza comecei a chorar. Já fazia semanas que nao conseguia sorrir e nem me alegrar com nada. Ouvindo aquela canção a beira da praia e atento no dedilhar do violão daquele cantor simples comecei a pensar na letra. Tudo tão forte para aquele momento! Quase fiz outro mar de tantas lagrimas...Esta musica nao saiu da minha cabeça nunca mais!

Sorri
Quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos, vazios
Sorri
Quanto tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri
Quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados, doridos
Sorri
Vai mentindo a tua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor

Com certeza Michael teve muitos dias tristes por ter esta musica como a melhor de todas as canções. Já pensou sorrir quando tudo terminar? Quando simplesmente nao houver esperança pra nanda? Olha, eu sei como é isso...Sorrir na tristeza é um tremendo desafio e para outros uma utopia. A mídia por um tempo falou tão mal de Michael, ouvir muitas pessoas falando que ele parecia um monstro com sua pele branca e seu nariz totalmente fora do natural. Ouvir tantas teorias sobre o que ele fez pra ficar tão branco. Imagino o quanto ele por muitas vezes chorou em saber que iria a corte americana ao ser acusado por molestia infantil. Ouvir: ele merece! É um louco desequilibrado. Mas sempre fiquei em silencio com relação a issso. Hoje fiquei pensando no Michael gênio. E esta era a musica preferida dele, suponho que ele era extremamente sensível! Não posso falar muito porque nao o conheci, o que sei sobre ele sao o que outros falam. Mas só pelo fato dele ter um coração tão sensível em querer ajudar crianças pobres, fazendo doações milhonarias, se envolvendo em projetos humanitarios isso já é admirável! Ele interpretando esta canção ouve-se claramente o quanto ele doa sentimento em cada palavra proferida. Esta musica é tão pronfunda que só quem sofreu algo muito forte pode realmente canta-la como Michael cantou. Ele foi mesmo especial. Alguém no funeral disse que Michael obteve tudo o que sonhou. No entando analisando sobre muitas coisas que li parecia que existia um vazio, parecia que algo precisava ser preenchido. Será que ele morreu completamente feliz? Será que ele foi um homem religioso? Não posso afirmar categoricamente, mas será que Michael tinha Deus verdadeiramente no coração? Lendo algumas musicas que ele produziu “Bad” por exemplo o que será que ele queria dizer? Isso me deixa confuso:

“Seu rabo é meu
Vou lhe dizer umas verdades
Trate de mostrar seu rosto
Em plena luz do dia

Eu estou lhe dizendo
Que o que eu sinto
Vai ferir sua mente
Não atire para matar...”

“...Porque sou mau, sou mau - vamos lá
(mau, mau - realmente, realmente mau)
Você sabe que sou mau, sou mau, você sabe
(mau, mau - realmente, realmente mau)
Você sabe que sou mau, sou mau - vamos lá, você sabe
(mau, mau - realmente, realmente mau)
E o mundo inteiro irá responder agora
Só para lhe dizer mais uma vez
Quem é mau...”

“Thriller” feita por Rod Temperton e interpretada por Michael
“É quase meia-noite
E algo malígno está te espreitando no escuro
Sob a luz da lua
Você tem uma visão que quase pára o seu coração
Você tenta gritar
Mas o terror toma o som antes de você fazê-lo
Você começa a congelar...”

Michael escreveu mais de 150 musicas sobre diversos assuntos, eram intensas e falavam sobre amor, ódio, perseguição, carência, liberdade, alegria e trizteza. Muitas delas refletiam sua vida pessoal, aparentemente isso está muito expresso em suas letras. Apesar de tudo me vem esta pergunta novamente: Michael tinha verdadeiramente Deus em sua vida? Depois de analisar praticamente quase todas as letras de suas musicas nao consigo enxergar Deus nelas, verdadeiramente não podemos negar; ele realmente foi admirável, talentoso, bom pai, bom amigo, excelente balharino, produtor e um rei como todos assim o denominam “king of pop”. É triste mas, ele viveu como um rei confuso, em alguns momentos seu comportamento foi interpretado como mal distinto perante a sociedade. Será que foi mesmo culpa do pai agressivo? Será que foi porque não teve uma infancia normal? Muitos acreditam que ele já nasceu como um rei por ja desde criança possuía um dom especial de encantar todos que lhe ouviam. Ele foi um astro algumas vezes misterioso, outras vezes criativo e introspectivo. Morreu ele com Deus? Desde menino aprendi, tudo que construímos em vida seja poder, fama ou riquezas sem Deus nada somos. Muito em breve iremos saber se Michael esteve mesmo com Deus ou sem Deus. Céticos podem achar isso totalmente inrrevelante. Porém nós que cremos na Bíbla, sabemos que aqueles que dormem no Senhor terão vida eterna. Só naquele grande dia na segunda volta de Jesus que será glorioso, teremos muitas surpresas. Assim como ele rependimente se foi nós também podemos fenecer de uma hora pra outra. Está você preparado? E se estiver que legado irá deixar? Que o exemplo dele nos faça reflitir quem somos, como usamos nossos dons, onde queremos chegar e se alcançarmos sucesso como ele, como iremos lidar com isso? Com Deus ou sem Deus?

sexta-feira, junho 19, 2009

E tudo se fez novo...


Anteriormente postei sobre surpresas para o dia dos namorados. E quer mesmo saber? Deus é surpreendente! Ele age das formas mais incríveis para com nossas vidas!
Quando escrevi estava solteiro, e agora postando após 10 dias não estou mais só! Ando orando profundamente por este meu novo relacionamento. Quero ser feliz e já descobrir: quando os nossos planos tem oração, respeito e DEUS no centro, tudo flui. Todo sentimento de carinho e afeto cresce, e assim também cresce a responsabilidade perante Cristo. Sinto que estou no caminho certo e assim muitas coisas têm se renovado em meu viver! Este meu namoro é um exemplo clássico. Está tão diferente de tudo que já vivi! Quem sabe num outro momento falo sobre minha namorada e sobre os papos francos que temos tido! Isso tem me feito muito bem! Nunca subiu aos meus pensamentos de como um namoro cristão faz bem para os dias de um jovem solteiro que quer mesmo seguir a Jesus. Chega a ser intrigante, mas mesmo nascendo em berço adventista como é meu caso, criei manias, hábitos e costumes nada bons! Quantos paradigmas tenho quebrado! Quantos pensamentos em vão tenho retirado em cada passo que dou! Quantos monturos tenho limpado e quanta oração e apego tenho sentido nos braços de Jesus. Nunca pensei que iria passar por tal momento de segurança e fé. Tenho me conscientizado mais e mais sobre certezas ao lado de Deus, sobre o que quero pra minha vida e onde quero chegar. Lembrei-me de uma passagem bíblica que nos diz: “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Fil. 3:13-14 Mas olha só, muito pessoal o que vou falar, dá até um pouco de vergonha, mas enfim. Eu tenho uma unha do dedo polegar no pé direito que está caindo. Ainda bem que minha namorada não viu. Por causa do frio que tem feito tive uma desculpa pra ela não ver, quando vou pra casa dela fico o tempo todo com o pé dentro da meia. Aliás, ela viu sim! Mas foi rápido e ainda elogiou. Disse que meus pés são lindos, logo mais isso aí sara! rsrs Mas então voltando ao assunto, as minhas unhas dos pés não são fortes, fácil, fácil as machuco.
No último acampamento de carnaval com a igreja do Capão um colega de futebol pisou no meu dedão, nossa doeu muito! Na hora eu pensei: lá se vai mais uma unha novinha! Fiquei triste, não pela dor, mas sim porque esteticamente nos próximos meses iria ter vergonha do meu pé direito. Foi passando os dias e aquela unha foi ficando roxa, pronto! Estava condenada! No entanto esta situação não é tão nova assim. Quantas vezes jogando futebol este mesmo caso aconteceu? Nossa! Muitas vezes. Perdi as contas, tanto no pé direito como no esquerdo. Hoje eu quis arrancá-la a força. No mês passado pensei ir ao médico para tirá-la, mas não achei necessário, estou deixando ela ir de forma natural. No entanto ela está incomodando demais. Quando vou dormir ela engancha na coberta, dói viu. E quando, por exemplo, vou vestir uma calça, aiai também dói bastante!
Mas você pode estar se perguntando: que papo estranho é esse? O que tem haver esta unha horrível e caindo com o papo cabeça de Filipenses? Desculpe-me caro leitor (a) este ponto da conversa não é muito agradável, concordo. Não quis fazer você imaginar minha unha feia. Mas pensei: só quando olho “o alvo”, e só quando olho para “a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” minha vida se renova.
Tenho observado de forma mais intensa o quanto a minha vida é frágil, assim como as unhas dos meus pés. Durante algum determinado jogo de nossas relações, álgüem vem ou até eu mesmo vou lá e paffit, bato fortemente contra meus princípios e contra o que creio. E no mesmo momento ou com o passar dos dias começo a sentir o quanto me machuquei ou me machucaram. Não obstante como novo tudo se refaz, assim Deus também sempre dar mais uma chance. A minha unha eu olhei agora a pouco, já dá pra ver outra novinha nascendo. Tudo ali esta se renovando.
Pois é, vou te contar. Muitas coisas tenho renovado em meus dias e em minhas atitudes! E a primeira lição é: “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo...” Nunca cheguei a uma conclusão tão forte: É hora de prosseguir. Já passou do momento de examinar que as coisas que para trás ficam nao podem mais me importunar no hoje, senão como vou viver o presente com qualidade? Mesmo que a pancada tenha sido forte, e que a dor tenha sido insuportável, Jesus hoje, agora, que renovar tudo em mim e em você. Ele quer lhe dar um novo presente, uma nova vida, um novo coração e um novo estilo! Contudo, assim como eu vou precisar arrancar a unha pelo incómodo que está me causando e para que uma nova unha cresça, você também se sinta livre, vá! Tire o infortúnio pecado que sempre sonda suas atitudes! Assim como eu preciso dar o passo em extrair a unha hoje já sabendo que vai doer um pouco, você também, arranque tudo que lhe afaste de Deus! Vai doer, mas é assim que devemos fazer para arrebatar coisas ruins do nosso dia a dia! Quem saiba você nao precise se concentrar em tirar amigos, colegas e pessoas que te levam pra lugares que não condizem com teus princípios, ou até mesmo quem sabe você nao exiga extirpar paixões avassaladoras que não trazem nada de útil para o teu coração, vida pessoal ou espiritual. Quem sabe aquela vontade de dançar que incansavelmente vem ao encontro com teu gosto pra músicas mundanas tenha lhe atormentado tanto, ou quem sabe aquela vontade de sair pra beber, paquerar a mulherada tenha lhe deixado desassossegado. Quem sabe você é uma adoscelente, jovem ou mulher da igreja que esteja buscando sentir novos perfumes masculinos, ver de perto novos sorrisos elegantes, músculos salientes sob camisetas regatas nos cantos de bares por aí! Pense bem, nestes lugares você nao encontrará felicidade plena, talvez você tenha que realmente rever teus conceitos e práticas quotidianas. Mas pensando bem friamente, quanto lixo deixamos acumular sobre nosso caminho e nossa mente! Faça o seguinte: Tire tudo! E faça isso com muita oração e comunhão. Tenha fé, Jesus fará o resto, pode ter certeza disto! Vá e faça com muita coragem! Deus é contigo!

quarta-feira, junho 10, 2009

Opa! Dia dos namorados vem aí!


No meio de uma prova [cálculos trabalhistas] ontem as 20:28:23 seg. recebo um torpedo de uma pessoa que conheci recentemente. Já já falo o conteúdo deste torpedo. Mas eu a conheci assim: eu precisava tanto de uma pessoa pra me ensinar matemática financeira, especificamente juros simples e compostos. A Srta Sisterolli, grande amiga me apresenta uma moça baixa, branca, cabelos loiros, sorridente e com algumas pintinhas de leve no rosto muito simpáticas por sinal. Ela se forma final deste ano em matemática. Porém no meio do estudo ela me contou sobre alguns sonhos e metas. Eu sentir, ela vai longe! Já lutou tanto!
Fomos então apresentados, eu precisava urgente aprender a tal matéria, e aí Deus me manda esta doce e meiga “professorinha” Ela não gosta que a chame assim...Mas ela me ensinou tão bem que eu tirei 10 na prova! Viu como funciona estudar com alguém que tem paciência e sabe ensinar com o coração? Era domingo, e eu estava atrasado, sentamos e começamos a rever alguns conceitos, eu tremia tanto! E ela calma me olha e diz:
-Calma moço!
-Deste tamanho com tanto medo de umas continhas?
-Que feio!
A partir daquele momento tudo se tornou desafiador, mexeu com meu ego masculino!* No final foi tudo adequado, mexendo ou não comigo deu certo! Eu aprendi tudo!
Mas é isso, nos conhecemos recentemente e ontem ela me manda um torpedo assim: “Olhe pra lua e se inspire, está linda! Daria uma boa reflexão para o amasio no dia dos namorados”. Eu li e rir na hora, porque eu estava completamente concentrado na prova dentro de uma sala de aula fazendo uns cálculos, não tinha como eu me inspirar na lua lá fora.
Mas terminei a prova e já voltando pra casa no caminho abrir a mensagem no cel e pensei: Nossa mais um dia do namorados chegando! O ônibus chacoalhando e eu longe pensando: como será este próximo dia dos namorados pra mim? Assim que desci do ônibus procurei a lua, e lá estava ela! Toda imponente, em meio às nuvens, brilhando, toda romântica. Dayane tais reflexões estão aqui. Em tua homenagem aí vai um tikinho de prosa. Reflexiva? Talvez... Romântica? Acho que sim!* Diga aí?
Será de dia?
Ou a noite sob o luar?
Pode ser num jantar a luz de velas...
Comemorações pra festejar o amor?
Hum sei não, tenho olhando ao meu redor e fico alarmado...
Não tenho visto muito amor, será que moro no meio do lixo?
Ou talvez nao esteja sendo tão romantico assim...
Será que para muitos aquela profecia da Bíblia está se cumprindo...Eita mundão...
Tem faltado amor? Tem faltado Deus?
Será que minha visão está muito periférica?
Ou será que tenho razão?
Só sei que mais um dia dos namorados vem aí!
Imagino quantas promessas serão feitas neste dia...
Imagino também que para os solitários(as) ou aqueles(as)desenganados(as) por amores perdidos não é um dia muito agradável assim, mas fazer não é? Os pombinhos por aí precisam comemorar.
Mas e aí? O que será daqueles que não conseguem mais amar, sonhar e fazerem relatos românticos nesta data?
Como será pra muitas pessoas neste dia, tantas delas feridas por desilusões que simplesmente se fecham pro amor?
Será que elas desejariam que este dia não existisse? É talvez sim...
Mas o que fazer com um coração sem amor?
Será que a alma não fica muito vazia? Nunca sentir isso e tomara que nunca sinta.
Mas será que há razão para quando se decide não amar mais ninguém?
Sabe minha amiga Dayane e caro(a) leitor(a) existem coisas do tipo sim! E nada se torna inspirador vendo por este lado, mesmo olhando a lua resplandecendo numa noite linda de inverno.
Eu estou solteiro há um pouco mais de quatro meses, e fico pensando:
Como será meu próximo namoro ou meu próximo amor?
Será que irá vir e passar?
Ou será que vou amar alguém profundamente pra sempre?
O que preciso acertar? No que tenho sido inconveniente? Será que tenho errado tanto assim?
E hoje estou no caminho certo?
Deus me guie...(coração de um solteiro não á fácil) *risos
Será que ainda vou ser amado de forma “loucamente” como em lindas historias de amor escritas na Bíblia?
O que será de mim solteiro no dia dos namorados?
O que será de você solteira(o)?
O que temos pra comemorar?
Deixo aqui algo pra refletirmos: “Para aqueles que amam, amem mais, cultivem mais, cuidem mais, façam mais surpresas, sorriam juntos, aproveite tudo como se fosse pela ultima e primeira vez। E para aqueles que ainda não amam alguém desesperadamente, loucamente, intensamente e freneticamente calma! Ore mais, almeje mais, se prepare mais e se for possível se perfume mais, se cuide! Faça até uma dieta, ou quem sabe uma academia. Mas acima de tudo não se esqueça; Deus tem alguém pra você! Deus tem alguém pra nós!” Porque eu ainda estou solteiro e me incluo nesta “porção...” Faça como eu, vá orando pacientemente ou em algumas vezes ansiosamente*, não importa teu jeito, mas clame se puder, vai lhe fazer bem! Milagre existe sabia? É, mas vá com calma aí... As coisas não acabam quando encontrar a pessoa certa; oxe* não pare não! Continue orando a vida é um constante desafio! Quem tem um namoro sério sabe do que estou falando. E se for um namoro cristão aff... Aí é que precisa de oração bem fervorosa. É problema daqui, é problema de dali, é problema de lá. É o satanás atentando, é a distancia, é a falta de atenção, é ela(e) que não te liga, não manda email, nem torpedo। É o futuro(a) sogra(o)que não colocam fé no namoro por algum motivo, são amigos que se intrometem demais, e aí junta família também, ih são tantas coisas! Mas olhe aqui! Não veja muito por esta ótica senão você pira e acaba ficando pra titia(o) achando que amar é um desafio intransponível de ser vivido e sentido। Pois então, começar a conhecer e fazer parte da vida de uma pessoa não é tão ruim assim! Namorar é algo muito gostoso quando se quer tudo pra valer! E outra, quando se ama de verdade todos os desafios são superados। E por falar nisso não se esqueça, se superando ou não, eu estava já até esquecendo; o dia dos namorados vem aí e é dia 12! Prepare-se! Quem sabe até sexta você não encontra alguém? Algumas vezes um namorado(a) não vem num cavalo branco* bonitinho(a), cheirosinho(a), cabelo liso ao vento! Às vezes ele(a) pode cair com um raio paff, assim na tua frente! Tua oração pode ter poder e ser respondida a qualquer momento! Na verdade não existe uma regra exata pra isso. Pode demorar como pode também acontecer amanha, hoje ou agora! Se voce estiver aberta(o) claro! Tudo pode acontecer... Mas quem sabe ele(a) não venha até o próximo ano, no outro, ou no outro, “que não demore muito pros solteiros(as) carentes”. Mas relax... Vá andando ou vá correndo, vá a passos normais ou quase parando, o importante é jamais desistir de ser feliz, de amar e de ser amado(a) pra sempre!


Já vou me adiantando Forte abraço e,
Feliz Dia dos Namorados!

Obs: Texto postado ouvindo uma musica linda e romântica!*
* risos.
(Fui tomando por uma felicidade gostosa escrevendo este texto desculpa aí o excesso**)

segunda-feira, junho 08, 2009

Cuidado com as palavras!


Nesta ultima noite estava conversando com uma grande amiga. Antes de começar a escrever sobre onde quero chegar nesta postagem vou dar um nome fictício para esta amiga do coração. Vou chamá-la de Maria.
A “Maria” tem sido muito importante pra minha vida. Não só por ser cristã e de compartilharmos a mesma fé, mas sim pelo fato dela estar despertando em mim coisas que nunca parei pra sentir e ver. E é aí onde mora o fato emblemático de nossas vidas. Quando menos imaginamos, pessoas aparecem para transformarem totalmente nosso sentido de vermos algumas situações do nosso dia-a-dia. A “Maria” tem uma sensibilidade incrivelmente avulsa, só nela cabe tudo tão perfeitamente! É inteiramente sonhadora e firme. A dedicação que ela tem dado no campo de seus sonhos é mesmo abissal. É bom demais dialogar com ela. Acho que sou capaz de ficar dias conversado sobre qualquer assunto! Sabe aquela pessoa vencedora? Pois é, esta é a “Maria”. Ela tem derrotado muitas situações negativas e muitos impulsos quase que intransponíveis para uma jovem de sua idade. Na verdade isso como eu, ela tem fugido da vida normal que hoje nossa sociedade está superlotada em ter. Ela é do tipo de mulher rara e inteligente. Sabe colocar as palavras de uma maneira tão sabia! Cada vez que conversarmos sobre religião, sobre Deus e sobre relacionamentos mais a admiro. Acho que estamos passando por uma fase muito parecida. Ela já deu cabeçadas, e aí compartilhamos tantas historias que em alguns momentos me vejo nela. Temos objetivos muito parecidos, queremos chegar ao final no mesmo lugar e isso tem me impressionado muito! Mas enfim, esta é a “Maria”, bela, afável e buscando aquele equilíbrio como alguem que deseja vencer muito.
O episódio é que: estávamos conversando de uma forma tão agradável que a conversa já durava horas, estava tudo tão bom! Já nos despedindo vou assumir humildemente, errei!. Eu estupidamente me sentir no direito de falar sobre coisas que dificilmente uma pessoa como ela falaria com outra pessoa. Entrei num campo da “ofensa” com palavras torpes. Abordei coisas que mexeu com ela. Porém eu nem imaginaria que tais palavras “malditas” iriam lhe deixar triste. Ela me repreendeu com toda a força! Fiquei sem rumo, sem chão, quis sumir... Mesmo sendo uma grande amiga; como fui entrar num assunto que lhe “magoaria” tanto? E eu sem saber o que dizer tentando remendar tudo em meus pensamentos fiquei em silencio. Sentir-me abatido! Sabe aquela situação de Adão e Eva? Primeiro eles erram, segundo se arrependem e no terceiro momento querem fugir com toda aquela vergonha? Foi assim que me sentir!
Como pude fazer isso com uma pessoa tão próxima a mim? Como pude deixá-la por um momento tão triste? Eu já disse duas vezes que a amava. E este amor realmente existe porque eu a admiro demais! Não só pelo que ela representa pra minha vida, mas como exemplo de mulher na luta e superação em seus desafios pessoais. Como puder errar meu Deus com tais palavras? Talvez se ela não fosse tão próxima até teria uma desculpa, claro que não podemos fazer isso com ninguém, mas ela? Não, ela não. Eu jamais poderia ter feito isso! Porém e infelizmente fiz!
Então me pergunto: porque erramos tanto com quem admiramos? Adão e Eva contemplavam tanto a Deus, porque eles falharam tão drasticamente com o Criador? Porque nossa natureza tem o poder de errar e falhar com pessoas que nos amam tanto? Infelizmente às vezes respostas vêm prontamente em nossa mente. Sabemos, a carne é fraca, temos pecado e ele estar cravado em nosso dna. Ainda bem que a “Maria” e eu depois conversamos e no final do papo nos entendemos. Fomos sábios e refletimos sobre erros banais que às vezes cometemos. A verdade é que atos pequemos ou grandes muitas vezes insignificantes ou não, golpeiam e ferem pessoas. A nossa conversa no termino virou uma lição, com certeza, muito mais pra mim que falhei. E no finalzinho algo me atingiu... Vocês acreditam que ela até pediu desculpa por ter sido dura comigo? Por incrível que pareça soubemos que foi algo “bom”! Obviamente não por eu ter falado aquilo e por ter sido tortuoso tão bruscamente. O que admirei foi à absolvição dela tão amorosamente e de como tivemos a inteligência em darmos a volta por cima e ver tudo como um aprendizado. Notamos que após isto nos conhecemos mais e isto foi adequado para o crescimento de nossa amizade, enraizando assim nossa confiança mútua. “Maria”, obrigado por existir! Você realmente gosta de mim, e você nem precisa dizer eu te amo viu? Porque eu sei que aí no teu coração sou especial.
Olhando pra esta situação vejo Deus graciosamente falando comigo. Falhamos tanto com Ele. E o que falar de nós que muitas vezes também fracassamos com alguém tão próximo ali palpável? Pessoas que nos amam tanto não é verdade? Mas o Nosso Pai com uma sabedoria sobrenatural transforma toda a situação, nos perdoa e torna tudo uma benção assim como esta amiga fez comigo. Deus obrigado por me dar amigos tão especais. Assim cresço e aprendo a cuidar mais de cada um deles. E obrigado também por me amar e fazer de minhas derrotas lições espetaculares!
Então caro leitor(a) lhe proponho: Vivamos isto verdadeiramente com nossos parentes e irmãos. Vivamos isso com nossos amigos, com as pessoas que amamos e acima de tudo com nosso Deus. Ah, só uma coisa: o vocábulo que algumas vezes usamos ferem pessoas, machucam e destroem sentimentos. Assim como flechas lançadas, às palavras jamais voltam atrás! E nem sempre as pessoas serão fortes e misericordiosas como Deus para sobreviverem a dardos lançados de forma tão insensata como eu fiz neste papo com esta amiga. Só com uma palavra você pode extinguir pra sempre anseios e arruinar pessoas que você ama, colocando até mesmo em risco sua salvação. Pense nisto, seja sábio e não fira as pessoas, pois estará ferido a Jesus também.

terça-feira, junho 02, 2009

Vida e Vidas


Final de sexta, o anoitecer já anunciava o frio, que com o passar das horas iria se alargar com certeza. A garoa e a friagem da noite não poderia impedir que um grupo de jovens fizessem algo tão lindo por pessoas.
Mas, pra frente vou falar sobre este trabalho volutário que conheci por intemédio de duas amigas verdadeiramente lindas tanto por dentro quanto por fora, Thalita e Luana elas realmente me ajudaram a ver coisas que nunca tinha visto antes ou sentido. A “líder” podemos assim dizer, ou melhor; a idealizadora deste projeto, a Glauria, talvez eu fale mais dela lá na frente; sou fãn desta moça, admiro demais o que ela faz, mas são só ela e sim todos que estou conhecendo neste projeto. Como disse anteriormente, nesta postagem iria falar só sobre sentimentos, e aqui estou pra falar sobre o que sentir e vi.
Mas só rapidinho: este projeto tem como objetivo ajudar pessoas. Então a meta é toda sexta feira a noite juntarmos amigos voluntários e levarmos pro centro da cidade aos arredores da Sé: frutas, um bom lanche natural, roupas, agasalhos, cobertores e literatura cristã.
Eu sinceramente nunca participei de algo assim. Sentir-me tão útil, era como se estivesse colocando mais amor em minhas mãos.
Ao arrumarmos tudo em dois carros, com todo mundo bem apertado (houve algumas mudanças de logística no caminho) mas fomos lá, e chegando no centro em frente da faculdade de direito da usp paramos os carros. Eu logo já comecei a olhar para ver se tinha pedintes ali por perto e só vi alguns grupos deitados sob a noite fria. Alguns deitavam juntos em cima de vários papelões. Outros pareciam se sentir melhor mais afastados. Quando começamos a tirar as coisas do carro, eles foram surgindo como mortos vivos entendem? Roupas mal trapilhas, rasgadas. Pessoas enroladas com cobertores sujos e encardidos, e aí de cara me perguntei: meu Deus quem são estas pessoas? E por que elas estão aqui?
Começamos a distribuição, enfileiramos os alimentos e eles fizeram uma fila. Começou a aparecer, negros, brancos, velhos, crianças, mulheres, senhoras, até mesmo mães com seus bebês, todas estavam em busca de alimentos. Conheci um rapaz chamado Marcelo, seria com ele que iria responder minhas indagações sobre aquelas pessoas esquecidas pelo tempo e pela sociedade. O Marcelo era órfão de pai e mãe, ele só tinha uma tia, mas ela faleceu e aí ele ficou só. No entanto ele descobriu que tinha um irmão, porém ele morava no Rio mas infelizmente era bandido. Conversamos e aí este novo amigo pedinte começou a perguntar sobre situaçés como se eu fosse "o cara" que teria solução pra tudo, tadinho de mim! Me indagou sobre assuntos do tipo:
-Sr Jefferson, o sr sabe se eu posso sonhar?
- Quero sair da rua, ter uma vida, será que consigo sair da rua e ser um homem normal?
-As pessoas olham pra mim e acham que eu sou ladrão, trombadinha, mas eu não sou! Já usei drogas, já apanhei da policia, mas eu não quero fazer mal a ninguém o sr entende?
-O sr confia em mim?
Aquele jovem de 22 anos, olhando fixamente pra mim, não sei como ele me via, mas parecia que ele achava que eu faria algo a mais, mas o que eu poderia fazer pra tirar ele dali? Fiquei completamente perdido. E voltando pra casa já bem tarde, me perguntei: Onde o Marcelo irá dormir esta noite? Como um jovem que toma banho 2 ou 3 vezes por semana na represa Guarapiranga pode achar que alcançara todos os sonhos? Ele não tem, dinheiro, não tem trabalho, não tem amigos, não tem escola, não tem religião, não tem roupas, não tem família, não tem casa, não tem uma cama. Nossa, como ele vive meu Deus? Olhei pra dentro de mim e sentir uma vontade de chorar; porque por uns 10 segundos tentei me imaginar no lugar dele, e sentir um vazio tão grande! Arrepiei-me só de pensar como é a vida de uma pessoa sem nada, absolutamente nada. Porque tudo isso existe? Quis a volta de Jesus logo! Quis tocar no Marcelo e trazê-lo pra minha casa, e dividir tudo, minha cama, minhas roupas, minha amizade. Mas como posso romper esta barreira? Como vou trazer alguém pra minha casa? E aí meu pensamento foi lá no macro: imagina Deus vendo todas as pessoas abandonadas neste mundo, filhos, criaturas feitas a Imagem Dele, vivendo em total desalento! Nunca mais vou ser o mesmo depois desta sexta feira. Orei com o Marcelo e com varias pessoas ali, falei de Jesus e sobre minha igreja. Falei sobre sonhos e fui infático:
-Marcelo, jamais desista de nenhum deles! Mas será que eu poderia ficar só neste conselho? Será que eu já o ajudei? E aí, o que mais faço? Sentir-me pequeno perante tal situação. Espero que o Marcelo esteja bem, seja onde for, peço pra que Deus o guarde assim como Ele cuida dos passarinhos, que o Nosso Pai também cuide dele em algum lugar agora nas ruas de São Paulo, e pra priorar esta situação tem feito muito frio estes dias e assim tudo se torna mais desafiador: é o preocupar, em só viver e sobreviver e nada mais.

sábado, maio 30, 2009

No colo de Deus


Sexta-feira dia 29/09 especialmente depois das 19hrs, foi lindo! Mas ainda nao vou postar o que aconteceu comigo na sexta a noite! Vou pensar e reflitir pouco mais sobre tudo o que aconteceu! Mas vou deixar esta música, que vira e mexe volta ao campo de minhas emoções!

http://www.youtube.com/watch?v=BJv2LYo0gfI
Espaço Vazio

Minha vida é feita de erros e acertos,
De idas e vindas; de altos e baixos,
Minha vida é feita de passos e quedas
De retas e curvas, de luzes e trevas.
Minha vida é feita de calma e cansaço,
De luta e perdão, de raiva e abraços;
Minha vida é feita de encontros e perdas;
De choros e risos, de tantos lamentos.
Mas eu quero que DEUS,
me PREENCHA o espaço vazio.
Que Ele ACERTE os meus passos
E me cure o cansaço,
Ó Senhor, PERMITE que eu ande em teus RETOS caminhos,
Me dando um abraço,
Que eu ENCONTRE em teus braços
a PAZ, o PERDÃO.


Lineu Soares E Ronald Ozório


E eu Deus, quero lhe dizer:
Obrigado!
Obrigado por incessantemente bater á porta de minha vida!
Obrigado porque meu coração a cada golpe muscular respira tua graça e misericórdia!
Tu tens todos os motivos para me odiar, mas mesmo assim me ama profundamente!
Em cada ato:
Do pensar ao realizar... ainda mesmo se eu errar vais me apreciar intensamente!
Como assim Deus? Que amor é este?
Não consigo entender.
Por ser tão incomensurável e surreal ao meu mundo!
Prostro-lhe! Adoro-Lhe! E Ti peço!
PREENCHA o espaço vazio!

Até á volta de Jesus!
Amém

quinta-feira, maio 28, 2009

Cante! Vai lhe fazer bem!


Hoje indo pra faculdade passando ali pelo final do metro Capão Redondo tornei-me mais sábio. Quem conhece do lado de fora da estação, sabe que é uma loucura! Imagine-se passar ali na hora de pico, aff evite! No entanto, vou relatar a cena pra vocês que não conhecem o lugar entenderem melhor o que estou falando. Chegando ao ponto de ônibus, tem um alguns camelôs. Eles vendem: dvds e cds piratas. Vendem: churrasco, milho assado, cozido, pamonha, churros e mais um monte de coisas. Acho que até perucas vendiam ali. A única coisa que sei é: pensa num pandemônio! Gente vindo pra lá e pra cá, a calçada cheia de pessoas e aquela fumaceira, e aqueles vendedores gritando, uma doideira só. A cena continua; fumaça do churrasco, misturada com a dos carros e ônibus. Uma musica de forró brega misturada a gospel. E pra “melhorar” do outro lado da avenida um açougue anuncia promoções. E aí uma ambulância passa com a sirene ligada naquele estilo como todos nós já conhecemos. Imaginou a cena e os sons? Ótimo, porque com certeza este seria um lugar que você leitor não gostaria de estar. Mas eu estava ali, mesmo sem querer. Quis voar, ser o superman, quis sair dali, morfar, evaporar e aparecer na sala da minha faculdade, sentadinho, bonitinho, cheirosinho como saio de casa, sem suar e nem cheirar a fumaça de churrasco. Mas fazer o que né...?
Mas em meio a tudo aquilo olhando para o céu desejando mesmo voar, vi, e ouvir algo espetacular! Um passaro preto, na ponta do poste, lá no alto cantando. Mas cantando pra valer! Nossa! Parecia estar tão feliz que aquela cena me contagiou. Tudo parou, não ouvir nenhum outro barulho qualquer, quis só me concentrar no aliciar daquele canto tão luminoso!
O céu já estava mais pra noite, e olhando aquelas nuvens escuras com o fundo amarelado refletir: como pode esta ave cantar em meio a este caos meu Deus? Que instinto maravilhoso é este que mesmo fora do seu habitar, canta, canta e canta alegremente?
Cheguei a uma conclusão rápida, eu também não quero pertencer a este habitad tão cruel, austero e atroz, mas vou reclamar? Não. Mas com certeza vou achar péssimo viver em meio a tudo isto! Mas em vez de me corroer por dentro quase me auto devorando, eu vou é cantar. Atravessei a av. Itapecerica da Serra, sem rezingar, agora assobiando e esnobando toda aquela desordem, querendo imitar o que um passaro num final de tarde em pleno Capão Redondo me ensinou. Está fora da tua vida normal? Cante. Está “engolindo” coisas que não quer? Cante! Está em meio ao caos? Cante mais ainda! E cante mesmo, por que “quem canta seus males espantam”. Que passarinho esperto hein? Ele é que faz bem! Porque viver feliz faz bem pra alma e pros nossos dias em meio a tanta desordem.

terça-feira, maio 19, 2009

Nosso instinto real


Eu estava voltando da paulista, era começo de noite por volta das 18:30. Descendo a brigadeiro próximo ao parque Ibirapuera o ônibus começou encher, eu com muita sorte já tinha conseguido sentar “confortavelmente”, na ultima fileira, onde os bancos são mais altos em cima do motor, normalmente não sento ali, é quente, o ar ficar ruim pra ser respirado, mas escolher ali ou ficar em pé no apertado, prefiro o bafo quente do motor com o ar frio vindo pelas janelas.
O ônibus estava apinhado, mal dava pra se mexer, a face das pessoas pareciam estar tão longe daquele aperto sufocante, porém ficava claro que ninguém conseguia notoriamente se sentir satisfeito com aquele clima, e com aquela situação, o aperto, o calor e ares mais que respirados uns pelos outros; quem já andou de ônibus superlotado sabe do que estou falando.
E assim fomos seguindo o fluxo devagar do transito, eu, aquele transporte, os passageiros em pé acachapados, e as próximas horas anunciando mais e mais aquele vai e vem de carros. E aí fomos seguindo pela Av Santo Amaro, chegando ao borba gato, o sinal foi dado e no ponto as pessoas começaram a descer, descer e descer, mas um rapaz, branco, de óculos, magro, com espinhas ao rosto ficou para trás, e antes dele pegar os degraus a porta se fechou e o ônibus continuou a partida, ele querendo gritar “Vai descer” sabe-se lá porque mas acondicionado por algo, gritou baixo “vai descer”. Claro o motorista e o cobrador não ouviram aquele gritinho covarde. Porém uma moça ao seu lado que não vi o rosto, firme e bem alto, gritou: VAI DESCER!! Na hora o motorista brecou forçando todos a irem um pouco pra frente, abriu-se a porta e o rapaz desceu. Aquela moça o salvou de perder a descida no seu ponto, ela nem o conhecia, e ele nem a ela, mas mesmo assim ele rapidamente como num instinto natural gritou! Talvez ele teria que caminhar muito, não sei, mas ele ficou feliz, sorriu, agradeceu e foi-se embora ao seu destino!
Vi aquela cena e pensei: quantas vezes somos salvos(as) por outros, às vezes passamos do ponto e alguém vai lá e grita por nós. Não sei porque aquele rapaz não conseguiu gritar, talvez tenha sido a timidez, porque ele ficou tão vermelho! Mas quantas vezes passamos do ponto e alguém instintivamente grita pra nós e por nós? Quantas vezes por muitos motivos não conseguimos nos auto salvar ou nos auto socorrer? Sabe, sinceramente? Sempre vamos precisar de alguém que talvez tenha que gritar: Vai descer! E aí vem aquele alívio, ufa, ele(a) me salvou! E depois? Ah, eu só posso lhe dizer: Como é bom sermos salvos! E melhor ainda...É bom demais, pertencermos a criaturas recíprocas em nos ajudar, e mais profundamente falando, em nos acolher com amor! Eu ainda acredito no ser humano, e vou pra sempre acreditar, mesmo que ainda alguem me diga que "é melhor lidar com gado do que com gente", ou por mais que as pessoas sejam tão obscuras e complexas em muitas situações, o que vejo é real; somos todos iguais, somos todos seres humanos! Ser não acreditarmos no bem de quem estar ao nosso redor em quem vamos buscar ajuda? Agora ouça-me bem. Se você não tiver fé no seu próximo? Cuidado, um dia você poderá precisar de que alguém grite por você, Vai descer! Imagine você ter que caminhar tanto porque alguém lhe faltou com amor...