
O primeiro e desafiador caminho incerto é denominado por um processo biológico que se chama fecundação. Isto é, o óvulo e o espermatozóide que se juntam dando origem a um novo ser humano. Este é realmente um trajeto arriscado. E porque digo isso? Qual ser humano garante que o óvulo ao avançar pela trompa de falópio depois de 12 a 24 hrs vai estar no lugar adequado para ser fecundado? E quando um espermatozóide penetra no óvulo, quem garante que a junção do material genético será perfeito com seus 46 cromossomos? Isto é realmente um mistério para a ciência.
Observe como nosso primeiro caminho já é um desafiar constante. Pense, quando nascemos quebramos inúmeras barreiras que incitam nosso caminho e nosso destino. Pode dar tudo certo? Eu não sei. Só sei que existem dois lados. Podemos existir, vencermos, fracassarmos ou já lá no útero de nossas mães perecermos em nossa existência.
Dentro de uma família natural nascemos e começamos nossa vida induzidos ou levados a tomar decisões por interferência de nossos responsáveis. São eles que plantam em nossa mente princípios, educação e de que forma podemos alcançar sonhos, que com o tempo vão surgindo por entre metas e ideais acopladas sob as capacidades físicas, mentais e espirituais.
Quando nos tornamos maduros e chegamos à idade adulta começamos a traçar um caminho muito nosso. Abancamos nossa personalidade, nossas manias, nosso jeito original e único aos nossos desejos pessoais. Começamos a sonhar com os pés no chão. Damos início a um querer em ter um canto só nosso. Pegamos-nos a imaginar uma vida independente, uma vida com um companheiro(a). E assim a partir de nossas acepções queremos dar um piso para aquilo que chamamos de vida, que é construirmos o nosso lar com nossos filhos. Na maioria dos casos a base de nossos sonhos são as mesmas que nossos pais, avós e bisavós também almejavam décadas e séculos atrás que é: crescer, viver, ter uma família e no final descansar com sucesso por toda uma vida construída com labor e honestidade.
Só que para alcançarmos tudo isso existe um método sábio chamado escolhas. Mesmo sendo ele um existencialista Jean Paul Sartre disse: “somos as nossas escolhas”, e isto é uma grande verdade. O que realmente queremos ser daqui a cinco anos? Que trajeto estamos usando para chegarmos ao sucesso? Estamos usando de força humana baseada no egoísmo? Ou estamos utilizando o método de Jesus que trilhou passos no amor?
Que métodos temos usado para progredirmos academicamente, profissionalmente e com pessoas que nos amam? E se formos pretensiosos, egoístas e orgulhos para não admitirmos nossos erros, aonde vamos chegar? Queremos colocar a nossa vaidade, nossos gostos em evidência, alicerçados pela presunção? Se quisermos tomar tal destino nosso caminho torto será certo. A mais absoluta tristeza tomara conta dos nossos corações, obviamente ela não virá sozinha e claro, trará as filhas junto; solidão, angústia, amargura, desgosto e muita dor. Será uma vida nula, negativa escrita só por fracassos. Pare e pense. Que destino queremos pro nosso futuro com nossas escolhas hoje?
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!”. Salmos 128:1
“Felizes os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus!”. Salmos 119:3
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram”. Zacarías 3:7
Salmos
Amáveis são os Teus caminhos, oh Senhor
Alegro-me em confiar no Teu amor
Cada novo dia incerto é pra mim
De Tua direção preciso, oh Deus
Não sei viver sem Tua força
Preciso só de Ti, do Teu poder
Vem me ajudar cada momento
Só contigo poderei vencer
És o sol da minha vida,
És o pão que me alimenta,
És o ar que eu respiro,
És a mão que me sustenta
Amparado em tua graça
Nada pode me deter
Mesmo que o mal me cerque
Sei que vais me proteger
Confio só em Ti, meu Deus Eterno
Quero em Teus braços descansar
Quero habitar em Tua casa
E ali pra sempre eu te louvarei!
Vou cantar Teu grande amor,
Vou clamar com todo o fervor,
Que és um Deus infinito em poder
Mesmo assim, me vês
E cuidado tens por mim.
Amáveis são os Teus caminhos, oh Senhor
Alegro-me em confiar no Teu amor!
Leonardo Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário