segunda-feira, agosto 31, 2009

Sábado no templo de Deus

Voltando da igreja no sábado peguei a condução no ponto bem em frente do unasp c1. Eu tinha acordado cedo, a manha tinha sido linda, já era meio dia e a temperatura estava agradável, céu bem azul. O culto? Foi uma benção! A escola sabatina? Muito bem explanada! Como sempre, vi amigos e revir conhecidos.
É, este tinha sido mais um sábado, e como tudo isso me faz bem! Realmente é o melhor dia da semana, um dia mais que especial para testemunharmos, nos encontrarmos com Deus e refletirmos sobre temas importantes para tomarmos decisões sobre o desafiador sentido da vida. A igreja está em reforma então estamos nos reunindo no cenape, ginásio polesportivo. Mesmo ali num ambiente nada parecido com um templo, é eu chegar e já sentir a presença do Espírito Santo. Ouvindo a pregação deste sábado senti uma paz enorme. Só de pensar que não sou uma criatura do mero acaso, e que sou filho do Deus criador não evolutivo, sinto-me especial e seguro; porque sei que posso falar e colocar meus pensamentos sobre o cuidado DEle.
Neste sábado ouvindo o Pr. Orlando M. Ritter, refletir de como minha criação cristã tem feito toda diferença hoje já adulto. Lá na roça minha vózinha plantou a semente, colocou em minha mente uma educação adventista. Isso prova que não existe lugar, espaço ou ambiente, por mais simples que seja se tiver Deus no centro de tudo, o tempo nos é favorecido e nos mostra de como é bom estarmos nos caminhos do Senhor.
Ter Cristo é muito confortador! Ali naquela imensidão de lugar com tantas pessoas presentes, ao final do culto orei e senti como se o céu baixasse sobre aquele ginásio, ouvir perfeitamente: “filho Deus é contigo”. Levantei o rosto e olhei acima lateralmente avista do lado de fora algumas arvores sendo embaladas vagarosamente por uma brisa suave. Nitidamente sentir Deus cuidando, provendo, preparando desde do macro que é aquele ambiente e toda organização do lugar, até o micro em cada pensamento tomado ao lado de Cristo. Isso é a finalidade, é por isso que tudo ali existe!
Mas voltando ao assunto inicial do texto, entrei na van e sentei no ultimo banco e de cara uma moça bem arrumada indagou:
-Moço você também é adventista certo? Eu positivamente respodi:
-Sim sou, porque?
Ela facilmente baixou o olhar e disse:
-Eu também sou adventista e estou travando uma batalha com meus pais, hoje eu tenho uma prova importante pra fazer, eu não vou fazer. Sei que ao chegar em casa vai ter uma briga feia, meus pais não são adventistas e não entendem isso! Meu coração ta apertado, tudo que eu faço recebo críticas, palavras de reprovação, frases negativas. Sabe quando você precisa de uma palavra de conforto?
Olhei um tanto até assustado sob aquela situação, naquele ambiente. O que dizer para aquela jovem? No entanto, olhei pra Bíblia que carregava em mãos e disse:
Moça, você já tomou sua decisão baseada na palavra de Deus, Ele é contigo!
As lágrimas rolaram e eu arrepiei, sentir que precisava falar mais.
Perguntei:
-Como é teu nome?
Ela:
-Joyce
Então continuei:
-Joyce, agora talvez você não veja ou entenda muito o progresso nesta tua decisão, talvez sua tarde será péssima, desagradável e totalmente ausente de paz. Chegando em casa teus pais irão brigar, irão lhe deixar pra baixo com palavras péssimas, porém, o tempo diz quem é quem! Lá no futuro eu tenho certeza absoluta Deus lhe recompensará com um céu maravilhoso, com dias lindos e o melhor: Ele lhe dará vida eterna por ter sido uma jovem fiel. Naquele grande dia, não adiantará ter dinheiro, fama, beleza e conhecimento. Quem não foi fiel e não viveu intimamente com Deus, todo os feitos foram realizado em vão! Olha só, meu ponto está chegando porém, não esqueça: Jesus está voltando! Continue firme, continue com Deus!
Enxugando as lágrimas ela disse rapidamente:
-Deus mandou você, obrigada! Eu precisava ouvir algo, agora sinto paz! Eu creio e sinto: Jesus tem um plano pra minha família!
Desci e pensei: eu quero ver esta jovem no céu um dia! Como às vezes ser fiel a Deus é desafiador. Creio plenamente: fidelidade tem recompensas e com Deus estas são infindáveis. Imagine viver pra sempre sem dor, sem tristeza e o melhor ainda: viver pra sempre com Jesus que fez tanto por nós!
Chegando em casa entendi um dos propósitos do sábado e de como tudo é dirigido quando nos concentramos sob um culto abençoado, entendi também que este dia sagrado pode trazer momentos de paz não só pra nós, mas pra alguém onde menos imaginamos!






Salmos 84:1-4,12
"Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia".

sexta-feira, agosto 28, 2009

Preciso de Ti

Certa vez na aula de Teologia o Pr. Jorge Mário citou este salmo e toda vez que leio lembro-me dele nos dizendo: "Vocês serão futuros pastores, e mais do que ninguém precisam ter sede pela palavra de Deus, só de olharem em vossos olhos lhe dirão: Este é filho do Deus vivo!

Cante você irá sentir Deus contigo!

Salmo 42:1-2

"Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?"

quinta-feira, agosto 20, 2009

O invisível


Recentemente eu estava conversando com uma amiga sobre sonhos, conquistas e os métodos usados para alcançar cada um deles. Eu pensando sobre este assunto ontem dentro do ônibus indo dar um estudo bíblico, vi uma moça muito educada vendendo umas balas. Bom, neste caso estamos falando de sobrevivência. Pensei: será que eu tenho coragem de pegar uma pequena caixa encher de doces e oferecer dentro de um ônibus? A conclusão é: sobrevivência. Fiquei em silencio me perguntando: quais os sonhos desta moça? Onde será que ela mora? Olhei a roupa simples, o tênis rasgado com aquele português desmontado e imaginei do que as pessoas são capazes para sobreviver. Para outros a etapa é fácil, vem o sonhar e o realizar. Talvez para esta vendedora de balas a realidade seja; sobreviver e talvez sonhar e se vai alcançar? Primeiro é preciso se submeter a uma oportunidade muito possivelmente rara ou ficar aguardando a boa vontade de alguém ir comprando os doces dela. Como para uns sonhar é fácil e para outros sonhar é tão desafiador? Quando você consegue pegar, apalpar e sentir o chão firme tudo é mais fácil. Aí entra família, amigos e religião. Porém quando você vive no invisível, sem estrutura, sem família, onde nada é certo e tudo se resume na subsistência pra ter o pão de cada dia é difícil! Pra esta jovem quase certeza, tudo o que ela ganha é só pra comer. E aí como sonhar? O que sonhar? Como ter esperança quando tudo parece escapar?
Ainda existe uma outra conjuntura. E aquelas pessoas que tem o sonho e jogam fora? Pessoas que tem tudo e simplesmente não dão valor?
Sabe de uma coisa? Eu tenho fé e o que mais me deixar feliz é saber que Deus é com o meu sonho, com o teu sonho, com o sonho daquela moça do ônibus, Ele é até mesmo com o sonho daqueles que nao o valoriza. Sendo visível ou invisível Deus constrói tudo com sabedoria, Ele está com todos e com tudo. Como é bom ter um Deus que pra mim é visível, segura firme tudo que é impossível e torna possível, toma meus sonhos invisíveis e transforma-os no visível.
Você tem uma meta impossível? Um sonho que lhe foge de vista?
Olha o que Deus nos diz:
"Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. 2 Cor 4:16-18
Sabe caro (a) leitor (a), você se corrompeu para alcanaçar teus sonhos? Permita que Deus te renove dia após dia. E para você que é simples e tem metas como impossível? Não se apodreça, não se permita cair, lute e esteja com Cristo você irá vencer! Disponha-se para as coisas celestiais. Imagine o teu sonho alinhado com os sonhos de Deus, não é maravilhoso? Não quero lhe desanimar, mas se você tem sonhos aparentemente lindos e está alcançando cada um deles se pergunte: este é o sonho de Deus pra mim? Pode ser triste, porém, se os teus sonhos não estiverem afiliados ao Pai tudo será em vão. Vista-se dos sonhos de Deus e Ele será contigo para sempre!
E não esqueça: “as coisas que se não vêem são eternas.” Deus tem planos grandiosos pra você! =)

terça-feira, agosto 11, 2009

Natureza ♥


A natureza coração atua
Comove-se
Transita
Embala
E freneticamente
Mexe
Transforma
Atenua
Estabelece
Atentamente
Magicamente
E misteriosamente
Faz
Constrói
E liga
Delicadamente
Sutilmente e
Devagar
Bem devagarzinho
No invisível
Vai oferecendo
Paz
Harmonia
Alegria
E tudo se acopla
A deriva
Do teu
Do meu
Sentimento.
Ah natureza infalível!
Que pede
Almeja
E sonha.
Então
Vá e faça!
Se refaça se possível
Mas seja intenso como a profundidade
Do teu olhar
E do teu coração.♥

segunda-feira, agosto 03, 2009

Mãe amo você!


Quando completei um ano tive que ser separado de minha mãe. Por forças maiores fui criado com minha avó ao nordeste do estado da Bahia. Foi uma etapa importante de minha vida, pois foi ali onde aprendi sobre Deus e assim fiz minha base de homem que hoje sou. A igreja fica do lado esquerdo e a escola do lado direito, onde até hoje existe tudo em seu lugar. Até meus treze anos vivi intensamente na zona rural; algumas vezes tocando gado, outras vezes marcando “apostas” em corridas com cavalos, outras vezes tomando banho de rio e também em outros momentos embrenhado no mato comendo frutas nativas da região. Fui criado com minha vó uma verdadeira mãe que cuidou muito bem de minha infância e do começo da adolescência. Ela que educou, me ensinou sobre Deus, sobre amar ao próximo e tantas outras coisas. No entanto só um pequeno detalhe: ela foi minha professora da primeira até a quarta série. Fui alfabetizado numa escola rural, simples e pequena onde cada fileira representava uma turma e ali ela foi minha professora, e ao mesmo tempo avó e mãe.
Entretanto não vou falar sobre minha infância. São tantas histórias! Vou falar sobre maternidade. Deus me abençoou com mães maravilhosas. Em cada momento de minha vida cada uma delas obtiveram um papel fundamental em meu crescimento. E neste exato momento quero deter-me em minha mãe biológica.
A minha mãe desde nova precisou adaptar-se a uma realidade rigorosa lá no começo dos anos 80, ser divorciada. E sabe o que era pior? Além de ser divorciada, ela não tinha dinheiro, nem profissão e tinha em seus braços um bebê de seis meses. E apartir daí foi quando precisei ir morar com minha vó materna. Sem palavras pra minha vózinha, ela também foi muito forte. Uma recém viúva, agora tinha que enfrentar uma mudança de hábito, criar um bebê, num lugar que ela mal conhecia, com pessoas novas, hábitos novos com quase cinquenta anos se vendo numa situação que jamais imaginou pra sua vida mas, foi assim que tudo aconteceu. Os anos se passaram e eu tive que retornar a São Paulo. Dos doze aos treze anos conheci meu pai pela primeira vez, e aí foi um encantamento, fiquei com ele até aos dezesseis anos, logo em seguida ganhei uma bolsa de estudos e fui estudar no iasp. Resumindo tudo, fiquei morando em regime de internato estudando durantes 7 anos e somente a 4 anos estou morando e convivendo com minha mãe de verdade. Tenho aprendido tanto!
Todos os anos quando chega o inverno eu não passo bem com o frio, a renite ataca. Só que este ano foi bem forte e isto é um sinal; preciso tratar! Só que neste inverno aconteceu algo diferente dos outros, tivemos aí a gripe suína. Eu tive todos os sinais da gripe suína. Tosse, febre, espirros. Mas, o nariz coça, coça e coça muito! A umidade do tempo me faz ficar acamado. E aí com todos aqueles sintomas pensei: será que estou com a gripe suína? Vi tanto na tv quê quem ficou atacado foi meu psicológico e inevitávelmente li tudo sobre este vírus. Contudo pra completar, fiquei mal neste final de semana, eu tinha tanta coisa pra fazer! E o pior que até minha mãe ficou receosa achando que eu poderia estar com a gripe A. Graças a Deus ela é enfermeira, sorte a minha! Ontem ela aplicou uma injeção antialérgica e já enfadonho com esta situação, nao me aguentando mais na cama me sinto melhor, já já estou cem por cento.
Acamado pensei no carinho de minha mãe. Como ela tem me ajudado! Eu tenho alguns planos e é incrível como ela me ajuda, apóia e aconselha. Ela nunca me disse: filho te amo! Mas eu sei que um respirar diferente ela vai estar ali comigo com todo amor. É verdade que depois do falecimento do meu irmão há quase três anos ela mudou bastante, no sentido que colocar em palavras o que sente. No entanto, ela tem sido uma verdadeira mãe. Quanto carinho! Quanta paciência! Não me falta nada, absolutamente nada! Grato sou Deus por minha mãe. Estes dias fiquei mal e foi ela quem trocou os lençóis, como sempre faz, eu estando doente deu remédio, fez uma comidinha quentinha e gostosa. A hora mais legal do dia era quando ela ia ao quarto e perguntava: filho? Está tudo bem? Melhorou? E as palavras positivas? Filho vai ficar bem viu? Já vai passar. Este ano não está sendo fácil fiquei dez dias com caxumba e agora esta renite. Quem foi ao hospital comigo? E quem cuidou de mim com todo amor? Mãe, obrigado! Eu te amo! Tens um filho às vezes estranho mas, sonhador, amável, compreensível e que quer vencer muito. A sra. sabe e conhece o meu maior sonho, obrigado por tanta paciência em esperar por este grande dia, eu vou concluir e aí irei dizer: mãe deu tudo certo!
Blogueiros amem suas mães elas realmente são tudo para nós filhos, o que seria de nós sem elas? Vivam cada instante intensamente afinal ela é única em tudo, maternidade, carinho e amor!

“Contudo, [Deus] Tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe”. Salmos 22:9

“Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te deu à luz”. Provérbios 23:25

“O coração de uma mãe é um mar profundo em cujo fundo você sempre encontra amor e perdão.”

Honoré de Balzac

domingo, agosto 02, 2009

Que caminho tenho trilhado?


O primeiro e desafiador caminho incerto é denominado por um processo biológico que se chama fecundação. Isto é, o óvulo e o espermatozóide que se juntam dando origem a um novo ser humano. Este é realmente um trajeto arriscado. E porque digo isso? Qual ser humano garante que o óvulo ao avançar pela trompa de falópio depois de 12 a 24 hrs vai estar no lugar adequado para ser fecundado? E quando um espermatozóide penetra no óvulo, quem garante que a junção do material genético será perfeito com seus 46 cromossomos? Isto é realmente um mistério para a ciência.
Observe como nosso primeiro caminho já é um desafiar constante. Pense, quando nascemos quebramos inúmeras barreiras que incitam nosso caminho e nosso destino. Pode dar tudo certo? Eu não sei. Só sei que existem dois lados. Podemos existir, vencermos, fracassarmos ou já lá no útero de nossas mães perecermos em nossa existência.
Dentro de uma família natural nascemos e começamos nossa vida induzidos ou levados a tomar decisões por interferência de nossos responsáveis. São eles que plantam em nossa mente princípios, educação e de que forma podemos alcançar sonhos, que com o tempo vão surgindo por entre metas e ideais acopladas sob as capacidades físicas, mentais e espirituais.
Quando nos tornamos maduros e chegamos à idade adulta começamos a traçar um caminho muito nosso. Abancamos nossa personalidade, nossas manias, nosso jeito original e único aos nossos desejos pessoais. Começamos a sonhar com os pés no chão. Damos início a um querer em ter um canto só nosso. Pegamos-nos a imaginar uma vida independente, uma vida com um companheiro(a). E assim a partir de nossas acepções queremos dar um piso para aquilo que chamamos de vida, que é construirmos o nosso lar com nossos filhos. Na maioria dos casos a base de nossos sonhos são as mesmas que nossos pais, avós e bisavós também almejavam décadas e séculos atrás que é: crescer, viver, ter uma família e no final descansar com sucesso por toda uma vida construída com labor e honestidade.
Só que para alcançarmos tudo isso existe um método sábio chamado escolhas. Mesmo sendo ele um existencialista Jean Paul Sartre disse: “somos as nossas escolhas”, e isto é uma grande verdade. O que realmente queremos ser daqui a cinco anos? Que trajeto estamos usando para chegarmos ao sucesso? Estamos usando de força humana baseada no egoísmo? Ou estamos utilizando o método de Jesus que trilhou passos no amor?
Que métodos temos usado para progredirmos academicamente, profissionalmente e com pessoas que nos amam? E se formos pretensiosos, egoístas e orgulhos para não admitirmos nossos erros, aonde vamos chegar? Queremos colocar a nossa vaidade, nossos gostos em evidência, alicerçados pela presunção? Se quisermos tomar tal destino nosso caminho torto será certo. A mais absoluta tristeza tomara conta dos nossos corações, obviamente ela não virá sozinha e claro, trará as filhas junto; solidão, angústia, amargura, desgosto e muita dor. Será uma vida nula, negativa escrita só por fracassos. Pare e pense. Que destino queremos pro nosso futuro com nossas escolhas hoje?


“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!”. Salmos 128:1

“Felizes os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus!”. Salmos 119:3

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram”. Zacarías 3:7


Salmos

Amáveis são os Teus caminhos, oh Senhor
Alegro-me em confiar no Teu amor
Cada novo dia incerto é pra mim
De Tua direção preciso, oh Deus

Não sei viver sem Tua força
Preciso só de Ti, do Teu poder
Vem me ajudar cada momento
Só contigo poderei vencer

És o sol da minha vida,
És o pão que me alimenta,
És o ar que eu respiro,
És a mão que me sustenta
Amparado em tua graça
Nada pode me deter
Mesmo que o mal me cerque
Sei que vais me proteger

Confio só em Ti, meu Deus Eterno
Quero em Teus braços descansar
Quero habitar em Tua casa
E ali pra sempre eu te louvarei!

Vou cantar Teu grande amor,
Vou clamar com todo o fervor,
Que és um Deus infinito em poder
Mesmo assim, me vês
E cuidado tens por mim.

Amáveis são os Teus caminhos, oh Senhor
Alegro-me em confiar no Teu amor!

Leonardo Gonçalves